terça-feira, 29 de dezembro de 2015

TOP 5: Maiores Surpresas Literárias de 2015

O ano de 2015 foi um fracasso quase que total nas minhas metas de leitura, não consegui ler os sessenta livros propostos no Goodreads, nem todos os títulos que marquei no skoob, foi falta de tempo, mas houveram os que conseguiram me surpreender, sendo bem diferentes ou melhores do que eu esperava. Confira a seguir a minha lista de leituras mais surpreendentes. Ela não está em ordem de preferencia.

1. A Procura de Audrey - Sophie Kinsella (resenha)
Mesmo sendo um livro da Sophie eu nunca poderia imaginar que gostaria tanto, inclusive por ela se arriscar em um novo gênero, o YA. Adorei esse livro, apesar de tratar de um tema pesado, ele consegue se leve e te deixar pensando que pode superar todos os obstáculos da vida. Audrey, 14 anos, leva uma vida relativamente comum, até que começa a sofrer bullying na escola. Aos poucos, a menina perde completamente a vontade de estudar e conhecer novas pessoas. Sem coragem de sair de casa e escondida por um par de óculos escuros, a luz parece ter mesmo sumido de sua vida. Até que ela encontra Linus e aprende uma valiosa lição: mesmo perdida, uma pessoa pode encontrar o amor.
2. Para Onde Ela Foi - Gayle Forman (resenha)
Eu realmente não esperava que esse livro fosse assim, tinha como base a leitura de Se Eu Ficar para as minhas expectativas. Seu antecessor foi bem decepcionante para mim, foi um livro que não decidiu se queria ser romance ou drama família, ficou em cima do muro e foi nada, já Para Onde Ela Foi decidiu pelo romance e foi um romance incrível, valendo inclusive a leitura do primeiro. Se você tivesse uma segunda chance para o primeiro amor... Você aceitaria? Já faz três anos que o amor de Adam salvou Mia após o acidente que mudou a vida dela. Três anos desde que Mia saiu da vida de Adam para sempre. Vivendo agora em lados opostos do país, Mia é um talento em ascensão na Juilliard, a conceituada escola de música, e Adam é o típico astro do rock de Los Angeles, com direito a notícias nos tabloides e uma namorada-celebridade. Quando Adam se vê sozinho em Nova York, o acaso reúne o casal mais uma vez. Por uma noite.

3. A Majestade do Xingu - Moacyr Scliar
Uma das minhas leituras obrigatórias para o vestibular, pensei que seria só mais um livro chato e acabou sendo um livro que na verdade eu até gostei bastante, que mistura história real e ficção com bom humor. 'A majestade do Xingu' é uma história de destinos brasileiros na história do país. No livro, entrecruzam-se as trajetórias de índios e imigrantes, comunistas e generais, comerciantes e intelectuais, numa narrativa que oscila entre os grandes conflitos do país e problemas de relacionamento familiar. No centro da história, iluminando-a, está a figura singular de Noel Nutels, o médico judeu de origem russa que consagrou sua vida a cuidar dos índios brasileiros.

4. Replay - Marc Levy (resenha)
Ok, esse só recebeu três estrelas de mim, mas ele foi uma grande surpresa pra mim, primeiro que eu só esperava uma história boba de mexer com o futuro e o que ganhei foi uma história meio que o que eu esperava só que com uma subtrama mais incrível do que eu poderia sonhar. Andrew Stilman tinha a vida que sempre quis e nem sabia, está chegando onde sempre sonhou no emprego, mora no bairro de Nova Iorque que sempre idolatrou e reencontrou a mulher que amava desde o colégio. A sua vida estava uma maravilha, até que ele joga tudo fora,inclusive a sua vida, por algo que ele nem sabe direito, porém parece que ele terá uma nova chance.

5. Jardim de Espelhos - Veridiana Maenaka
Encontrei esse livro em uma feirinha, achei que seria um romance bonitinho de época e comprei, não pensei que seria tão bem ambientado e nada clichê do gênero, as vezes pego-me lembrando do livro como referencia de algo. Cristina nasceu de um relacionamento proibido entre dois jovens da alta sociedade, por isso é rejeitada e entregue, ainda bebê, a uma mulher humilde. Ignorante de sua origem, cresce como serviçal na fazenda Redenção. Apesar da diferença social, ela e André, filho do dono da propriedade, tornam-se companheiros de folguedos e, na adolescência, namorados. Mas esse amor custa caro a Cristina, e ela cai em desgraça. Quem a salva do desamparo é Olívia, reconhecida alcoviteira, que a transforma numa mulher cobiçada e elegante, uma acompanhante de alto luxo. Na solidão dessa vida a um só tempo glamourosa e degradante, Cristina reencontra André, o amor de infância. Obcecada por reconquistá-lo e retornar triunfante à fazenda Redenção, a moça precisará da ajuda do detestável – e atraente – Eduardo. Paixões, intrigas e sensualidade num envolvente romance de época

E você? Quais foram os livros que mais te surpreenderam em 2015?
* Imagens retiradas da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário