quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Resenha: Coraline - Neil Gaiman

Coraline é um conto de fadas às avessas que reconhece a subestimada e, por vezes esquecida, maturidade da maioria dos jovens leitores. Nele, Gaiman encara pela primeira vez o desafio de escrever fantasias assustadoras para as crianças e vai além dos tradicionais dragões, príncipes encantados, frágeis princesas ou gigantes padronizados que habitam esse universo, criando uma personagem com a qual as crianças podem facilmente se identificar. Publicado pela Rocco em 2003, o livro, que chega ao cinema pelas mãos de Henry Selick (O estranho mundo de Jack), tem ilustrações de Dave McKean, parceiro de longa data de Gaiman. A história ganhou ainda uma versão em graphic novel, ilustrada por P. Craig Russel, que a Rocco traz para o Brasil até o fim de 2009.

Avaliação: ☻☻☻☻☺(4/5)                         159 Páginas                           Rocco

Se você é uma pessoa que procura um livro para ler no Halloween, mas não quer nada assustador, nada que te deixe sem dormir, Coraline é o livro certo para você.

Coraline mudou-se a pouco tempo com seus pais para um novo apartamento, sem receber atenção dos pais sempre ocupados, a menina resolve explorar o local e encontra uma porta trancada, curiosa, a abre, e descobre que sua mãe estava certa, levava a lugar nenhum, estava lacrada com tijolos. Pouco tempo depois Coraline percebe algo estranho em relação aquela porte, quando a abre novamente encontra um túnel que a leva para um mundo ao avesso, com pessoas de olhos de botões, e seus "outros" pais lhe dando atenção, porém, logo Coraline descobre que esse mundo não é tão legal como parece.
Porque quando você tem medo e faz mesmo assim, isso é coragem

Quem já leu algum livro do Neil Gaiman sabe que ele é tipo um Tim Burton dos livros, o estilo de universo que o segundo coloca em seus filmes, o primeiro cria em seus  livros, com a mesma espécie de terror que não parece terror, e que está lá mais para nos fascinar do que para causar medo. Os livros do Neil tem aquele famoso gosto de infância, pois parecem livros infantis, só que feitos para adultos, como O Oceano no Fim do Caminho, que se uma criança lesse talvez nem entendesse, já sua primeira obra, Coraline, pende um pouco mais para leitores mais jovens.

- Os gatos não têm nomes - respondeu.
- Não? - perguntou Coraline. 
- Não - respondeu o gato. - Já vocês, pessoas, têm nomes. 
É por isso que não sabem quem são. Nós sabemos quem somos e por isso 
não precisamos de nomes.

A história do livro não foi surpreendente para mim devido a eu já ter assistido ao filme, mas deu para perceber que caso eu já não conhecesse os acontecimentos com antecedência ele iriam me fascinar mais. A leitura do livro é rápida e fácil, ele é bem curtinho, e ainda possui ilustrações entre alguns capítulos - mais assustadoras que a história em si, por sinal - e são bem diferentes dos desenhos do filme.

Coraline é um livro que não dá medo, o que nos permite analisar melhor a beleza da obra, porém ele continua sendo considerado um terror porque ao lê-lo você percebe que se ainda fosse a criança que um dia foi, você ficaria assustado.

9 comentários:

  1. Oieee.
    Não livro o livro Coraline, mais muitos me falam que a animação chega perto da obra literária.
    Ele está na minha lista de livros para comprar.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Olha eu nunca tive a oportunidade de fazer a leitura desse livro.
    Eu só vi o filme também. Eu acho muito fofo, mas ao mesmo tempo um pouco sinistro pela maneira como a animação foi feita e tudo mais. Mas é um bom filme. Eu assisti sem problemas e sem ter medo, porque normalmente sou medrosa.
    Mas o livro em si não conhecia. Já tive interesse de comprar, mas não sei ainda. Estou pensando. Mas gostei muito de tudo que abordou sobre a estória e adorei seu ponto de vista embora vc tenha razão em uma coisa, se vc não tivesse visto o filme, acho que vc teria uma outra visão. Enfim...

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-jardim-de-espelhos.html

    ResponderExcluir
  3. Olá :)
    Não conhecia o livro mas adorei saber seu ponto de vista acerca da estória. Vou dar uma procurada no filme para assistir.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei bastante de Coraline mas também não achei assustador, é para um publico mais infantil se assustar, depois ler vi o filme e gostei muito também. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Que capa sinistra! Neil Gaiman é o cara! Ta aí um livro que vou ler em breve, claro que preciso terminar os que eu tenho na fila. Mas fiquei curioso depois que li sua resenha.

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não li nenhum livro do Gaiman só hq.
    E eu morro de vontade de ler Coraline. Adoro a história e deve ser uma leitura fantástica.
    Preciso ♥

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  7. Oi, confesso que tenho medo de conhecer a escrita Neil. Ou você odeia ou você simplesmente ama. E Coraline é um livro que me chama bastante a atenção, mas Oceano no Fim do Caminho é o que me da mais medo ainda. O jeito é tomar coragem, pra encarar a escrita do autor. Como você disse, os livros dele estão mais pra fantasia do que pra terror.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bom?
    Mesmo que não seja baseado em terror, é um livro que nunca chamou minha atenção. Vejo muitos comentários sobre ele, mas não é uma narrativa que me desperte interesse. Essa pegada meio Tim Burtom não é uma coisa que eu curta.
    Beijos.
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá

    Nunca li um livro todo do autor, comecei um,mas não terminei, esse livro mesmo sendo terror e não sendo assustador eu leria,gostei da premissa e fiquei basttante curiosa com relação a ele, gostei de sua resenha.

    Bjss

    ResponderExcluir