terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Resenha: Para Onde Ela Foi - Gayle Forman

Essa resenha contém spoilers sobre Se Eu Ficar

Se você tivesse uma segunda chance para o primeiro amor... Você aceitaria? Já faz três anos que o amor de Adam salvou Mia após o acidente que mudou a vida dela. Três anos desde que Mia saiu da vida de Adam para sempre. Vivendo agora em lados opostos do país, Mia é um talento em ascensão na Juilliard, a conceituada escola de música, e Adam é o típico astro do rock de Los Angeles, com direito a notícias nos tabloides e uma namorada-celebridade. Quando Adam se vê sozinho em Nova York, o acaso reúne o casal mais uma vez. Por uma noite. Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa de esperança e a chama do amor que renasce.

Avaliação: ☻☻☻☻☺(4/5)           240 Páginas               Novo Conceito

Isso será meio constrangedor, mas tenho que admitir: Achei que esse livro era desnecessário, e que a escritora havia o escrito somente para ganhar mais dinheiro já que o primeiro fez sucesso, bem, eu tava errada. Na verdade, eu gostei mais dele do que do seu antecessor.

Três anos após o acidente que matou os pais de Mia e a deixou em coma, Adam, seu ex-namorado, alcançou a fama com a sua banda, escrevendo musicas sobre seu rompimento. Adam nunca mais foi o mesmo desde que ele e Mia romperam, nem seu companheiros de banda o reconhecem mais, e apesar de ter ficado famoso, rico e ter uma namorada linda e famosa, ele continua sentindo falta da Mia. Uma noite em Nova Iorque, como se o destino conspirasse a seu favor, ele acaba "topando" com a Mia, e eles têm a chance de ter um adeus decente, ou talvez, quem sabe, uma segunda chance.


Um dia pode ter apenas vinte e quatro horas, mas às vezes passar
por um parece tão impossível quanto escalar o Everest


Se Eu Ficar era um livro que tinha tudo para ser um livro incrível, pena que pecou na sua indecisão sobre que "gênero" seguir. Se Eu Ficar teve seus momentos de romance, seus momentos de reflexão de vida e seus momentos de drama familiar, porém não se aprofundou em nenhum desses temas, todos acabaram sendo tratados superficialmente e quando o leitor começa a se envolver com algum deles, a narração muda o foco. Resumindo: O grande problema do primeiro livro dessa série foi ele ficar em cima do muro. Coisa que graças a Deus não aconteceu com Para Onde Ela Foi, que soube muito bem definir o seu objetivo e segui-lo.

Para Onde Ela Foi é um livro de romance, que nos deixa torcendo freneticamente pelo casal que nós queremos, que após todas as dificuldades que a vida os fez passar, encontre finalmente o seu final feliz juntos. Eu sou apaixonada pelo Adam desde de o primeiro livro dessa série, ele é aquele namorado dos sonhos que você sabe que pode ser real porque tem os seus defeitos, mas você ama ele por causa desses defeitos e de suas qualidades. A Mia no primeiro livro foi só a Mia pra mim, ela não tinha nada a mais, talvez porque estivesse meio morta não tinha graça, e nesse livro eu comecei a achar ela uma garota legal, com uma certa personalidade (de quem eu até gostaria de ser amiga), e também senti uma certa admiração por ela, por ter conseguido lidar com tudo aquilo que aconteceu com ela desse jeito.


Então é assim que ficou? É assim que eu fiquei? Uma contradição
ambulante, sou cercado por gente e me sinto sozinho.


Uma coisa que merece ser destaca nesse livro é a mudança do Adam, do primeiro para esse e também durante o livro. Nesse segundo livro o Adam é só uma casca do que ele era no primeiro, ele tem um vazio enorme dentro dele desde que ele e a Mia terminaram, e se tornou alguém totalmente diferente do que era. Mesmo estando em lugar cheio ele se sente sozinho, dorme pouquíssimas horas, toma remédios para ansiedade, fuma como um condenado, e está cheio de fobias e superstições, porém todas essas coisas vão mudando, ele vai voltando a ser quem era, ao longo do livro, por influencia da Mia, como se ela fosse o remédio dele.


Eu sei. Eu precisava de alguém para odiar, e você é o que eu mais amo, por
 isso caiu para você


No primeiro livro a Mia pergunta porque o Adam nunca escreveu uma música sobre ela, e ele responde que se ela queria uma musica sobre ela teria que quebrar o coração dele... bem, ela conseguiu um CD inteiro. O CD responsável por fazer a banda ficar famosa é inteiro com letras sobre a Mia, e no inicio dos capítulos passados atualmente, tem trechos das musicas desse CD, e não pulem esses trechos, os leiam porque ele são um retrato de como está o coração do Adam, eles são incríveis.


Você estava tão ocupado tentando ser meu salvador 
que me deixou sozinha.


O livro possui capítulos passados no presente, e flashbacks da época em que os pais da Mia ainda estavam vivos, e da recuperação dela após ter acordado. Esse flashbacks conseguem suprir muitas duvidas que ficam na nossa cabeça após o final de Se Eu Ficar.

Para Onde Ela Foi é um livro muito fofo e romântico que nos faz suspirar, e que fala sobre superar os seus traumas e aprender a lidar com as suas escolhas, sem nunca desistir de uma segunda chance e saber aproveita-la quando ela chegar.


Largar não é difícil. Decidir largar é difícil. Quando você decide, o resto é
fácil

 - Kah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário