segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Resenha: A Morte de Sarai - J.A. Redmerski

A autora do best-seller de "Entre o agora e o nunca" e "Entre o agora e o sempre" traz uma história de paixão e sobrevivência. Sarai era uma típica adolescente americana: tinha o sonho de terminar o ensino médio e conseguir uma bolsa em alguma universidade. Mas com apenas 14 anos foi levada pela mãe para viver no México, ao lado de Javier, um poderoso traficante de drogas e mulheres. Ele se apaixonou pela garota e, desde a morte da mãe dela, a mantém em cativeiro. Apesar de não sofrer maus-tratos, Sarai convive com meninas que não têm a mesma sorte. Depois de nove anos trancada ali, no meio do deserto, ela praticamente esqueceu como é ter uma vida normal, mas nunca desistiu da ideia de escapar. Victor é um assassino de aluguel que, como Sarai, conviveu com morte e violência desde novo: foi treinado para matar a sangue frio. Quando ele chega à fortaleza para negociar um serviço, a jovem o vê como sua única oportunidade de fugir. Mas Victor é diferente dos outros homens que Sarai conheceu; parece inútil tentar ameaçá-lo ou seduzi-lo. Em “A morte de Sarai”, primeiro volume da série Na Companhia de Assassinos, quando as circunstâncias tomam um rumo inesperado, os dois são obrigados a questionar tudo em que pensavam acreditar. Dedicado a ajudar a garota a recuperar sua liberdade, Victor se descobre disposto a arriscar tudo para salvá-la. E Sarai não entende por que sua vontade de ser livre de repente dá lugar ao desejo de se prender àquele homem misterioso para sempre.

Avaliação: ☻☻☻☻☺ (4/5)                             255 Paginas                                              Suma

Quem disse que um livro tem que mudar a sua vida ou a forma como você vê o mundo para ser bom? Uma leitura que só te envolva e entretenha também pode conseguir um status de boa, afinal um blockbuster pode valer tanto quanto um cult.

Sarai não via a hora de poder finalmente ter uma vida normal, algo que sua mãe bebada nunca a deixou ter, porém parece que ela nunca irá poder realizar o seu sonho. Alguns anos antes de morrer, a mãe de Sarai se "casou" com um traficante e a levou para o México junto, porém a verdade era que esse traficante estava mais interessado em Sarai do que na sua mãe e assim que ela morreu, Javier transformou em sua prisioneira. Sarai vê em Victor, um americano que está prestando um serviço para Javier, a sua primeira e melhor chance de escapar daquela vida e não fará de tudo para sobreviver.

A junção de ação, perigo e romance costuma ser a receita para fazer um filme que atraia multidões para o cinema, um blockbuster, porém não é exclusiva da terceira arte, a literatura também costuma usa-la. O que Entre o Agora e o Nunca tinha de tranquilo, A Morte de Sarai tem de ação, nossos personagens estão sempre fugindo e lutando - ou apanhando - para sobreviver, setenta por cento do livro deve se passar com alguém sob a mira de um revolver. Esse frenesi que acontece nas páginas é transmitido ao leitor e torna impossível soltar o livro antes de um respiro, mas até nesse momento de calma temos algo acontecendo, é a hora do romance.

Uma boa história de amor bandido também é um clichê dos cinemas lotados e das cópias de livros vendidas aos milhares, junte uma protagonista aparentemente inocente e um galã que emana perigo e o sucesso é praticamente garantido. Victor, nosso protagonista, é um assassino de aluguel e como todo Bad Boy é irresistível, porém é um personagem muito bem construído, suas atitudes são condizentes com a sua "moral". Já Sarai é totalmente contraditória, parece sofrer de múltiplas personalidades, vai da moça ingênua e sofredora á vad*a sobrevivente em um minuto, o seu comportamento passa longe de ser o de alguém que passou pelas experiências que ela passou.

O livro apresenta além do necessário, a história continua após o seu arco se fechar, se fosse uma série de TV podemos dizer que esse livro equivaleria ao episódio Piloto e o segundo. A Morte de Sarai faz parte de uma série chamada Na Companhia dos Assassinos, que contará com cerca de seis livros, mesmo sabendo disso antes de começar a leitura e querendo mais dos personagens, preferia que terminasse nesse livro, mesmo não sendo a maior fã desse final, tenho medo de me decepcionar com os próximos.

3 comentários:

  1. Olá,Karine.Rolei o seu blog inteirinho só hoje, e adorei o seu modo de escrever. Não pare nunca de resenhas os livros e sugerir... graças a você fiz minhas metas literarias desse ano. Beijão

    ResponderExcluir
  2. Olá,Karine.Rolei o seu blog inteirinho só hoje, e adorei o seu modo de escrever. Não pare nunca de resenhas os livros e sugerir... graças a você fiz minhas metas literarias desse ano. Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, obrigada! Fico feliz em ler isso, espero que você goste das suas leitura!
      Beijão

      Excluir