quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Resenha: Fangirl - Rainbow Rowell

Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida – e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme.
Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real.
Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto. Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências.
Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?

Avaliação: ☻☻☻☻☺(4/5)                  424 Páginas                        Novo Século

A Rainbow é uma das poucas escritoras no mundo que conseguem fazer um livro bastante realista com um quê de "conto de fadas".

Cath e sua irmã gêmea estão indo para a faculdade, elas sempre dividiram o quarto e o amor pela série de livros e filmes Simon Snow (até escreviam uma fanfic juntas), só que parece que Wren - a irmã gêmea - quer mudar essas coisas, tanto que não se importa mais com Simon Snow e não quer que Cath seja mais sua colega de quarto. Cath dividi o quarto com uma veterana da faculdade chamada Reegan, que tem um "namorado" que mais vive no quarto delas do que no dormitório dele, chamado Levi. Com essa nova realidade, Cath começa a perceber que existe muito mais para ela nesse mundo do que no mundo de Simon Snow.

Fangirl parece um copo de água no meio do verão, é um livro leve, delicado e realista, apesar de parecer mágico, tudo culpa da incrível narração da Rainbow que encanta e faz suspirar. A Rainbow  é uma escritora tão fantástica que até 50 Tons de Cinza se tornaria um livro bom se fosse narrado por ela. A atmosfera de de Fangirl me lembrou muito a do filme Mesmo Se Nada Der Certo, pois mesmo nos mostrando como é a vida real, com seus momentos felizes e tristes, o livro nos deixa com um sorriso bobo de sonhador no final, acreditando que a vida pode ser melhor, como se estivéssemos acabado de ler um conto de fadas.


Os livros da Rainbow são tão realistas que enquanto nós os lemos temos a impressão de estar observando a vida de algumas pessoas, não lendo uma história que saiu da cabeça de uma escritora brilhante. Os personagens são tão realistas que é fácil nos identificar com algum deles, ou identificar algum dos nosso conhecidos em algum deles. Eu, por exemplo, me identifiquei com a Cath desde o começo, já escrevi fanfics que nem ela, também sei como é esse sentimento de deixar toda a sua vida para trás pra poder ir para faculdade, sem comentar que também sou um pouco tímida. Os personagens são tão fáceis de identificar com a vida real, que até os de Simon Snow eu identifiquei com os de Harry Potter, apesar de HP ser mencionado uma vez no livro (talvez para despistar que fossem o mesmo ou porque a escritora se esqueceu).

Como todo livro da Rainbow, nem tudo são flores nesse também. Temos problema familiar vivido pelas gêmeas, o pai delas sofre com algum tipo de doença mental não especificada no livro (não, gente, ele não é louco, na realidade ele é até um dos personagens mais inteligentes), quando ainda eram pequenas, sua mãe saiu de casa e nunca mais deu notícia pois achava que era muito nova para ser mãe, e as consequências que isso teve nelas. Também temos varias outras situações não muito felizes que nos mostram que o mundo não é só sorrisos, e que nos fazem pensar sobre segundas chances e confiança.

A capa desse livro é linda, apesar de mais ou menos simples, ela tem tudo a ver com a história e é muito fofa. A ilustração foi feita pela Noelle Stevenson, segue o mesmo estilo da de Eleanor & Park e me faz querer ter todos os livros da Raibow e ilustrados pelo Noelle na minha estante, porque acreditem em mim quando digo que se a capa já é bonita por foto, ela é bem mais pessoalmente.

Fangirl é um livro muito real, que nos dá uma visão verdadeira do mundo, nos faz acreditar que nem tudo é mal, e que mesmo em momentos de dificuldade há uma luz no fim do túnel.

- Kah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário