quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Na Tela: Mesmo Se Nada Der Certo

Uma cantora (Keira Knightley) se muda para Nova Iorque, mas logo após chegar no local, seu namorado americano decide terminar o relacionamento. Em plena crise, ela começa a cantar em bares, até ser descoberta por um produtor de discos (Mark Ruffalo), certo de que ela pode se tornar uma estrela.

Avaliação: ☻☻☻☻☺ (4/5)           1h44min          John Carney

Sabe aqueles filmes que nos fazem sair do cinema com um sorriso bobo no rosto? Mesmo se nada der certo é um desses. Nesse filme dirigido por John Carney só têm protagonistas perdedores, e como o titulo já sugere eles estão tentando recomeçar, dar a volta por cima, mas ao contrario dos outros filmes desse gênero, eles não querem se tornar famosos e ricos, só querem encontrar a felicidade na vida que têm.


Mesmo Se Nada Der Certo é uma daquelas comedias românticas agridoces em que os personagens parecem pessoas reais, eles têm conversar que parecem banais, coisas ditas ao acaso, situações em que se
divertem, e principalmente problemas que mostram como realmente é a vida. Os atores fizeram um trabalho
incrível e um atuação digna de aplauso, Mark Ruffalo - que estamos acostumados a ver sendo o Hulk - é um produtor musical recém demitido da gravadora que ajudou a fundar e pai divorciado; Keira Knightley - Elizabeth de Piratas do Caribe e também Elizabeth de Orgulho e Preconceito - é um compositora que se mudou para Nova Iorque com seu namorado cantor por causa da gravadora, e levou um pé na bunda dele após eles se tornar famoso; James Corden é um músico com muito talento que sobrevive das moedas que ganha em suas apresentações na rua e do cachê de suas apresentações em bares; Hailee Steinfeld - Julieta de Romeu & Julieta (2014) - é a filhe de Dan (Mark Ruffalo) que só vê o pai uma vez por mês e mora com a mãe, no colégio ela é completamente ignorada por todos, inclusive o garoto de quem gosta; Adam Levine - vocalista do Maroon 5, caso você seja de outro planeta e não saiba - faz o ex-namorado famoso da Gretta (Keira), que acabou "vendendo sua alma" a industria da música, trocando a música boa que fazia por músicas
grudentas com pouca letra, de qualidade duvidosa, que fazem aquele sucesso rápido que logo que passa ninguém mais lembra a música.

Essa é a critica do filme, sobre a arrogância e a futilidade do homem que troca quem ele é, pelo o que gera dinheiro. O filme critica duramente essa pessoa, a despreza, e enaltece a integridade de pessoas como o Dan e a Gretta que não vendem o que são pela fama. O canto Cee Lo Green também faz uma participação no filme.

O filme apresenta uma estrutura meio sonhadora, com a primeira cena sendo apresentada três vezes de três perspectivas diferentes, com cenas em que os personagens se divertem como pessoas reais, com as belas
cenas possibilitadas pela bela fotografia do filme, e com as músicas compostas pelos atores. As músicas se transformam em um espetáculo a parte do filme, que acabam não nos deixando o esquecer tão rápido, já que as músicas são tão boas que nos faz querer tê-las em nosso celular, ipod, computador, ou mesmo deixar rodando direto no You Tube.

Mesmo Se Nada Der Certo é um filme que nos faz pensar que a vida pode ser melhor, que ela pode ser bonita, é um filme com uma proposta que foge do padrão e se tornou incrível. E que se dane se é impossível acontecer na vida real o que aconteceu no filme, afinal filmes não foram feitos para serem possíveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário