sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Na Tela: Shadowhunters

Clary Fray é uma adolescente de 15 anos que, sem querer, presencia o acontecimento de um crime. Mas este não é um crime como outro qualquer: três adolescentes cobertos com tatuagens estranhas são os responsáveis pelo assassinato, executado com armas que Clary nunca viu antes. Antes de ela conseguir fazer alguma coisa, os três justiceiros se apresentam para ela: Jace, Alec e Isabelle são Caçadores de Sombras, responsáveis por proteger o mundo de vampiros, lobisomens e monstros que querem fazer o mal.

Avaliação: ☻☻☻☺☺(3/5)                     42 min/ep             Freeform

Quando estreou o filme baseado nos livros de Cassandra Clare os fãs ficaram loucos, no mal sentido, eles odiaram a adaptação e não tinham mais esperança de ver seus personagens favoritos ganhando vida, até que uma série para a TV foi anunciada e eles foram ao delírio, a frase mais dita nas redes sociais era "pior não pode ficar". Realmente, pior não ficou, mas tentar eles tentaram.

Baseada na série de livros chamada Instrumentos Mortais, nesse primeiro episodio logo de cara temos o encontro entre Jace e Clary na frente da Pandemonium, de lá somos jogados novamente para o inicio do dia de Clary, acompanhando-o em ordem cronológica, vemos que nem de longe alguém lhe perguntando como conseguia o ver foi a coisa mais estranha dele. É o inicio da jornada de Clary para descobrir quem realmente é e se tornar uma verdadeira Caçadora de Sombras - Shadowhunter.


Como toda adaptação literária para as telas, há diferenças entre os livros e o mostrado, nos filmes essa diferença é geralmente causada para diminuir a obra e fazê-la caber no tempo de duração do mesmo, já aqui na série para TV há mudanças com o objetivo de expandir a obra fazê-la durar o máximo possível, assim gerando diferenças ainda maiores. Essas diferenças são dispensáveis para a trama e acabam causando aquelas cenas mais toscas e que se tornam chacota para os mais críticos, como ficar explicando para uma desconhecida o mundo dos Caçadores de Sombras e, claro, essa desconhecida acreditar de primeira. Se quer esticar um pouco, mas não consegue fazer isso em uma cena sem a deixar ridícula, sugiro que siga o original e estique mais outra.

Esse não é o único problema de Shadowhunters, os efeitos especiais também tem grande parte da responsabilidade pelas piadas. Entendo que os estúdios responsáveis não queriam arriscar muito dinheiro na produção de algo que já gerou prejuízo para outro estúdio, mas o seu orçamento parece bastante inferior ao das outras produções da ABC, atual Freeform, parece mais um série feita pela Disney ou Nick. É necessário os olhos do feiticeiro Magnus Bane parecer ter sido feito em um daqueles photoshops grátis do Google Play? Enquanto gastou-se verba para fazer as espadas dos caçadores, lâminas serafins parecerem sabre de luz? E aquela fumacinha colorida não é um efeito que precisa ser melhorado, ele simplesmente não precisa existir.
Mesmo com essas desvantagens a série ainda sai a frente do filme com a mesma origem, os atores de Shadowhunters se encaixam infinitamente melhor  nas características de seus personagens, Clary parece mesmo uma ruiva pequena e bonita, o Simon é um nerd bonito e o Jace é o Jace dos livros, loirão e bonito. A trama apresenta momentos de humor, dando a descontraída ideal no clima e fazendo o espectador rir, só que as vezes as atitudes não parecem algo do personagem, como uma Isabelle e um Jace muito simpáticos, porém dá para ver que estão tentando cativar o público.

Shadowhunters tem grandes problemas, mas nada que um fã muito apaixonado não possa ignorar, principalmente por sua maioria ser técnico, acredito que conforme a série for passando e a audiência aumentando, o dinheiro aumentará essas falhas começarão a ser consertadas. Essa critica foi feita baseada no episódio piloto, as vezes é gravado como teste só para vender a série, então até mesmo no segundo algo já pode ser suavizado.
Beijos
- Kah

Nenhum comentário:

Postar um comentário