sábado, 15 de agosto de 2015

Ultima Semana e Resumão Geral #MLI2015

Desculpem a demorar para postar a última atualização da MLI 2015, mas o importante é que ela foi feita. Essa última semana tinha como tema Livros Nacionais, meus escolhidos para a leitura foram Poesia Marginal e Além do Ponto e Outros Contos. Participei de alguns Sprints com Poesia Marginal, um desafio, terminei-o em dois dias porque comecei a ler na hora de dormir. Sobre Além do Ponto, eu deixei para começa-lo na sexta porque eu poderia ler até altas horas da noite e sei lá o que, mas aconteceu que eu li muito ele (até a metade) até sábado, depois aconteceram algumas coisas que me impossibilitaram de termina-lo e de fazer os outros posts aqui no blog.

Resumindo, dei uma flopadinha nessa Maratona, primeiro porque não li um livro que programei e outra porque não consegui terminar um outro, apesar de ter lido um que não estava nos planos. Meu saldo total na maratona foram 7 livros e meio (?). Não foi lá aquele avanço nas leituras já que eu costumo ler 5 ou 6 livros por mês, mas foi bem mais do que eu leria esse mês sem a maratona, pois estava bem ocupada.

Desafios

Houveram alguns desafios na última semana, participei de dois no twitter, mas um acho que exclui a foto após mandar, era recriar a capa no livro com qualquer coisa que estivesse por perto, fiz com clipes de papel e conete que era o que estava perto de mim aquela hora da noite. O primeiro desafio é esse que vocês conferem a baixo.
O objetivo desse desafio era tirar uma foto com o livro com o flash ligado no meio da noite/escuro. Fiquei com uma mancha preta na minha visão após esse desafio, ainda bem que depois passou.

Leituras

Como já disse a cima infelizmente não consegui terminar a segunda obra da semana. Na verdade, não consegui termina-la até agora, mas falarei um pouco sobre o que vi até agora.
Poesia Marginal - Vários Autores
O amor, o sexo, a poesia, a política, o medo e a vontade de cair fora, tudo isso aparece nos poemas reunidos neste livro. Todo o clima dos anos 70 você vai reencontrar aqui, nos versos breves e contundentes de cinco dos mais representativos autores da geração mimeógrafo: Ana Cristina César, Cacaso, Chacal, Francisco Alvim e Paulo Leminski.

Resumem-se a poesias de auto teor politico, proveniente da época que foram escritas, do seu contexto, tanto que faz-se necessário entender a Ditadura para poder descobrir o que muitos poemas querem passar. Apesar de ter poucas linhas por páginas, é preciso ler e reler várias vezes para entender o que o eu-lírico quer dizer. Mesmo assim algumas obras continuaram um mistério para mim. Aliás, esse foi o primeiro livro SÓ de poesia que li.


Além do Ponto e Outros Contos - Caio Fernando Abreu
A solidão, o desespero, a desilusão, o afeto inesperado... Caio Fernando Abreu trabalha, em seus contos, os impasses vividos por uma geração que sofreu muito, mas que também amou muito. Criador de uma literatura corajosa, o autor enfrentou os estigmas de seu tempo e fez uso de uma linguagem que mistura prosa e poesia, rompendo com os padrões. Construções ideológicas inovadoras combinam-se a inovações estéticas e dão o toque essencial da literatura desse grande escritor.
Como já disse a cima ainda não terminei de ler essa obra, porém pretendo fazê-lo esse final de semana e prometo que terá resenha aqui. Por agora digo somente que nenhum conto me cativou ou qualquer coisa parecida.



Apanhado Geral da MLI2015

Para fechar esse ultimo e atrasado post da Maratona com chave de ouro, resolvi fazer uma espécie de apanhado geral, comparando o que planejei e o que realmente tirei do "papel".

1- Meta de leitura: Oito Livros        Livros Lidos: 7 (e meio)

2- Ler somente livros com os gêneros pertencentes a semana ✓

3- Cumprir os desafios
  - Um livro com figuras e/ou ilustrações X
  - Comece e/ou termine uma série ✓
  - Livro que alguém escolheu por você X
  - Virou ou vai virar adaptação cinematográfica ✓
  - Um livro com a capa azul ✓
  - Do gênero que você menos leu ano passado ✓
  - Um livro que você ganhou ✓
  - Um livro com mais de 400 páginas ✓

4- Participar de um sprint e desafios extras ✓

Espero que vocês tenham gostado da Maratona Literária de Inverno, caso esse seja o primeiro post que você vê aqui sobre ela, confira a minha TBR e Atualizações nos links abaixo. Quantos livros você leu mês passado ?

Veja Também:
TBR #MLI2015
Primeira Semana da #MLI2015
Segunda Semana da #MLI2015
Terceira Semana da #MLI2015 ft. Floop

Nenhum comentário:

Postar um comentário