domingo, 5 de julho de 2015

Coisas que Aprendi na Faculdade de Arquitetura

Como já disse para vocês e está escrito na bio do blog, comecei a faculdade de arquitetura e urbanismo esse ano e, como em todos os cursos, isso mudou um pouco a minha visão sobre alguns alguns aspectos da vida (nossa, que filosofico que isso ficou). Se você viu o titúlo desse post e pensou "pronto, lá vem ela dizer como passou noites em claro para entregar projeto e que o café é o seu melhor amigo"... não, não vou falar dessas coisas de arquitortura, nem entrar em mérito de traços ou ABNT, vou falar de coisas nada especificas.

- Criatividade é ensinada
Muitas pessoas na hora de escolher uma faculdade riscam algumas opções na lista com a desculpa de "não sou criativo para fazer isso", bom, novidade para você: A criatividade é aprendida. Todo o ensino do colégio é feito em cima das exatas, o que estimula o lado lógico do cérebro, e a criatividade fica do outro lado do mesmo, sendo assim, com as atividades certas para estimula-lo ele se desenvolve e a criatividade vem com força total. Ou seja, aquele seu amigo super criativo que você inveja, só faz algumas atividades a mais que ativam a criatividade do que você.

- Aparência importa muito
Lá vem aquela pessoa dizer "arquiteto só se importa com a aparência". Isso não é a verdade, a funcionalidade (projetos), o conteúdo (livros), o que tem por dentro (pessoas), etc. Tudo isso é mais importante, só que a verdade é que o que vai fazer a pessoa se interessar em saber do resto é a aparência, o que chama a atenção, então quando for possível faça uma faxada linda. Isso serve para capa de livro, layout de página e até aparência pessoal. Fica mais fácil alguém se interessar em ser seu amigo, ficar com você ou contrata-lo se você possuir uma aparência confiável/condizente com o perfil, ou seja, bem cuidada.

- Não é tão difícil desenhar 
Sempre fui um verdadeira negação na hora de pegar o lápis, a folha branca e desenhar, sempre me dei muito melhor com as palavras do que com as linhas, porém vi que desenhar pode ser uma ciência relativamente exata. Antes de começar a faculdade me disseram que mal se desenhava em arquitetura, após começa-la vi que o desenho estava em toda parte e meio que me desesperei, mas após realmente entrar de cabeça vi que desenho (a não ser que você seja Picasso, Van Gogh, ou sei lá mais quem) é uma reunião de truques e macetes que o deixam mais agradável aos olhos.

- Xerox é o vilão da faculdade
Esse post estava muito filosófico para o meu gosto, resolvi colocar uma coisa que é verdade e que você aprende em qualquer raio de faculdade: O xerox é o cão. Apesar de existirem e serem permitidos celulares, tablets e notebooks, os xerox continuam drenando quase todo o seu dinheiro. Porque sempre tem aquela folha que é necessária para ser preenchida, ou aquele professor filho da mãe que é avesso a tecnologia e em vez de mandar a matéria pelo email, deixa no xerox. Nossa, quando o professor fala "deixei..." você já começa a ficar branco, aí ele completa com "... tal coisa no xerox", pronto lá foi o dinheirinho que você tinha separado para comprar o cafezinho.

- Fotos em Preto e Branco são as melhores
O que foto tem a ver com arquitetura? Quase nada, mas tive uma aula de fotografia, e vocês não fazem ideia de como uma sombra ou um bom enquadramento deixa uma foto linda. Você pode ter tirado a foto com a câmera do seu Nokia tijolão, que se ela tiver sombra e for colocada em preto e branco (o que mais destaca a sombra) ela parecerá algo profissional.

Disse que não faria um post especifico, falando coisas de arquitetura, e acho que consegui cumprir a minha promessa. Espero que vocês tenham gostado, e caso você tenha aprendido algo assim na sua faculdade deixe nos comentários, ou caso você nem tenha precisado de uma faculdade para perceber essas coisa deixe também.

Beijos
- Kah

Nenhum comentário:

Postar um comentário