terça-feira, 2 de junho de 2015

Resenha: A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff

Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.
A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.
*Exemplar cedido pela editora

Avaliação: ☻☻☻☺☺(3/5)                               288 Páginas                                     Novo Conceito

Demorou, mas minha edição finalmente chegou (obrigada, Novo Conceito)! Caso vocês já não tenha lido, eu escrevi as minha Primeiras Impressões do livro, leia aqui para ter mais informações e o que eu achei sobre ele.

Sam e Hayden eram melhores amigos inseparaveis, até sofriam Bullying juntos. No dia seguinte a uma briga dos dois em uma festa, Sam vai na casa do Hayden fazer as pazes e ao chegar lá descobre o amigo morto no quarto. Sam não consegue entender porque o amigo cometeu suícidio, ele sabia que Hayden jamais faria isso, e para ajuda-lo a entender Hayden deixou um ipod ao seu lado com um bilhete escrito "Escute e você vai entender".


Você nunca conhece uma pessoa até ouvir o que ela gosta.

Vou evitar abordar os pontos do livro que já abordei nas Primeiras Impressões, pois tenho o péssimo abito de fazer resenhas enormes e estou tentando mudar isso, ou pelo menos enxuta-las mais, por isso insisto que leiam ela.

Livro e música são duas coisas divinas, por isso a combinação entre ambos não poderia ser melhor. Existem pessoas que gostam de ler enquanto ouvem musica, e a Playlist de Hayden já tem uma indicação de música da playlist no inicio de cada capitúlo e essa música casa muito bem com o capitúlo, quando exercidos em conjunto causam uma experiencia única para quem tem esse hábito. A playlist do livro estará no final dessa resenha.

Minha mãe sempre me lembrava de que os melhores anos da minha vida ainda estavam por vir, que só para os idiotas o ensino médio era a melhor fase da vida, enquanto alguém como eu iria realizar coisas mais empolgantes. "Você vai ter uma bela vida" (..) "E o ensino médio será apenas uma lembrança distante".

A amizade entre garotos - chamado bromance - não costuma ser o assunto principal dos livros, até pode estar presente mais o foco é outro e ele é bem deixado de lado. Felizmente isso não acontece em A Playlist de Hayden, apesar do assunto principal ser o motivo que levou Hayden a ter aquela atitude, a amizade dos dois está lá e muito presente, mostrando que dois garotos podem ser tão amigos quanto duas garotas sem que existam preconceitos, que infelizmente costumam acompanhar a visão dessas amizades. Na realidade, amizade em geral é muito presente nesse livro.

Falando em preconceitos, outro foco do livro são as diferenças e a intolerancia a elas praticada pelas pessoas, e como cada um lida com isso. Bullying é um assunto corriqueiro em livros YA, porém a diferença da Playlist é que ele não mostra somente a pratica dele e as consequencias para a vitima, ele mostra também as diferenças e não dá nenhuma lição de moral.

A história conta com um mistério, um certo "suspense" e apesar de ser gostosinho e até empolgar, ele não é nada tão complexo e mesmo com ele a história não consegue ser realmente arrebatadora, só prende a atenção. Além disso no final faltam algumas respostas, ficam alguns fios soltos.


Beijos
- Kah

Nenhum comentário:

Postar um comentário