terça-feira, 26 de maio de 2015

Livro vs Filme: O Morro dos Ventos Uivantes (2009)

Sabe aqueles casos que o filme é completamente diferente do livro, mas que mesmo assim você gosta? É exatamente esse caso.

O Morro dos Ventos Uivantes é considerado um livro inadaptável, pois em todas as suas versões cinematográficas os pobres escritores sofreram para fazer o roteiro. Apesar disso, já foi adaptado várias vezes, assisti somente duas (e meia) até hoje - apesar de querer ver no minimo mais duas - e cá estou para falar da minha favorita, a de 2009 feita pela BBC.

LivroFilme
Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy. A Heathcliff (Tom Hardy) é atormentado pela perda de Cathy (Charlotte Riley), sua falecida amante e alma gêmea eterna. Heathcliff concebe um plano para espalhar seu ódio e vingança sobre aqueles que o rodeiam..
304 Páginas
3h
1847
2009

A BBC geralmente faz adaptações fidelíssimas a obra, então imaginem a minha surpresa com O Morro dos
Ventos Uivantes que foi modificado para a forma que queria-se que fosse o livro. Para começar, o livro é narrado pelo ponto de vista de Nelly, a empregada, e apesar de no filme termos a impressão de que é narrado por ela, existem cenas (que absolutamente não existem no livro) que seria impossível ser narrado por ela, pois não teria como ela ter presenciado aquilo a não ser que fosse uma voyer, e mesmo que esse fosse o caso, ela jamais contaria aquilo para a filha da mulher. Outra diferença entre ambos é que  no filme quem pergunta a história e a ouve, é a Cathy, filha da Catherine, não o inquilino de Thrushcross Grange ou Granja dos Tordos - olha a Katniss aí, minha gente - dependendo de que edição do livro você leu.

Um grande ponto para o filme é ele demonstrar um ar gótico, triste e frio no Morro dos Ventos Uivantes ou Colina dos Vendavais e até Wuthering Heights - novamente depende de que edição você leu -, ao contrario da Granja dos Tordos que demonstra calor, luz e felicidade, como no livro, o Morro dos Ventos Uivantes é obscuro, tem esse ar devido a todo ódio, rancor, vingança, o lado podre da humanidade que tem nele, e a Granja dos Tordos é como um raio de sol no meio disso, eles são uma família e inocentes, não tem toda essa maldade. Outra coisa bem demonstrada é a diferença de dinheiro - muito importante para o enredo - entre os Ershaw e os Linton, Morro dos Ventos Uivantes e Granja do Tordos. Resumindo, a atmosfera do livro foi muito bem captada e reprensentada na adaptação.

Os atores foram simplesmente perfeitos, a Charlotte Riley era a Catherine, desde o modo de se mexer ao jeito de falar, não tem o que tirar nem por. O Tom Hardy (Batman, Mad Max, A Origem) então nem comento, ele foi extremamente odioso ao ponto de se gostar, exatamente como o Heathcliff, as expressões dele, o tom da voz, tudo
era tão Heathcliff que me surpreendia e acho que nenhum ator nunca conseguirá chegar aos pés dele, a loucura, o ódio, o amor, está tudo estampado na cara dele, ele é o mouro entre os britânicos. A quimica entre a Charlotte e o Tom é tão insana que eles até viraram noivos na vida real. Os outros atores também estão muito bons,representam fielmente os personagens, menos o ator do Linton Heatcliff, ele não foi nem um por cento irritante como o personagem do livro é.

Apesar de não ser um filme fiel a obra original, a versão de 2009 de O Morro Dos Ventos Uivantes é uma história muito boa, que dá a quem realmente é fã do casal Catherine-Heathcliff a chance de ter bem mais do que o livro dá. Qual é melhor? Não sei, ambos são bons. O que fazer primeiro? Ler ou assistir? Aconselho ler o livro se tiver interesse, e depois assistir ao filme, para assim poder aproveitar bem os dois.

Beijos
- Kah

Nenhum comentário:

Postar um comentário