quinta-feira, 2 de abril de 2015

Gêneros: O que é um Chick-Lit?


Semana passada eu comecei uma série de posts, na qual explico alguns gêneros literários que confundem ou surpreendem até os leitores mais assíduos. O post da semana passada falou das Distopias - leia aqui - algo que está em destaque hoje em dia, e o dessa semana falará sobre Chisck-lits, um gênero que muitos leitores desconhecem ou acaba o classificando erroneamente.

Serei bem sincera com vocês, eu estava com preguiça para fazer esse post, queria deixa-lo para bem mais tarde, pois chick-lit é um gênero cheio de subdivisões e o post fica enorme. Por isso tentarei ser o mais sucinta possível. Antes de começar, só quero lembrar-lhes que não sou nem uma especialista no assunto, então se tiver algo errado nesse post fique a vontade para me corrigir nos comentários e eu irei retificar.

Afinal, o que é esse gênero chamado chick-lit?
Chick-lit é um gênero literário voltado para o universo feminino, tanto que é referido como "leitura de mulherzinha". Chick-lits são livros que possuem como personagem principal uma mulher que lida com os conflitos femininos.  No Brasil pode-se dizer que chick-lits equivale a comédia romântica, pois como o país não tem uma cultura de ler, o gênero acabou não sendo difundido aqui, apesar de existirem vários exemplares, milhares, eles vem com outra classificação (como romance, drama, aventura, etc.), e as editoras acabaram classificando como chick-lit em geral só as comédias românticas.

Nos EUA, por exemplo, chick-lit equivale a algo bem maior do que comédia romântica, lá realmente faz juz a definição "leitura voltada para o sexo feminino". Lá nos EUA não são somente livros de Sophie Kinsella e Meg Cabot que se enquadram como chick-lit, mas sim toda leitura que tenha como publico alvo as mulheres, fazendo com que até Nicholas Sparks entre na categoria.

Para não confundir a cabeça de vocês com essa minha explicação confusa, pensem na Marian Keys, na Emily Giffin, na Jane Austen e na Sophie Kinsella, todas elas são autoras de chick-lits e a uma primeira olhada parecem não ter nada em comum nos seus livros, mas pensem bem. Em Melancia, Marian Keys fala sobre o abandono que a mulher sofre do marido após dar a luz a sua filha e está se sentindo horrível no pós-parto - uma questão bem feminina, afinal, que homem poderia passar por isso? Só um que tivesse útero; em Uma Prova de Amor, Emily Giffin fala sobre a falta de vontade da mulher querer ser mãe, que nem toda mulher tem que ser mãe - de novo, só aconteceria com um homem se ele tivesse útero; em Orgulho e Preconceito, Jane Austen alfineta a sociedade da época falando da busca desesperada que as mulheres tinham que fazer por um marido, senão morreriam de fome, pois nem a herança do pai iria para elas, poderia ir para um parente distante até, mas não para uma mulher - mais uma vez uma questão feminina, e lembre-se que na época mulheres não podiam trabalhar, então era bastante sério; e em Os Delírios de Consumo de Becky Bloom, Sophie Kinsela fala sobre o consumismo compulsivo que ataca tantas mulheres - BÔNUS - e em Samatha Sweet, Executiva do Lar, ela fala sobre a mulher no mercado de trabalho.

Subgêneros

>> Anthology-lit
Antologias são livros que juntam vários contos de autores diferentes, e no caso do Anthology-lit é um livro que junta vários contos chick-lits.

>> Bigger Girl Lit
É um subgênero que foca na questão do peso nas mulheres. Geralmente conta a história de mulheres que estão acima do peso, e mostra a questão da auto-estima delas em relação a isso.

>> Christian Chick Lit
São basicamente chick-lits cristãos. Esses livros costumam focar mais na mulher tomando decisões para a vida baseadas em sua fé. Não espere encontrar cenas pesadas ou palavrões em um desses livros. No Brasil acabariam chamando de livro Evangélico ou Cristão.

>> Ethnic Chick Lit
É um chick-lit que o foco da história é a diferença cultural, social e etc. Costuma apresentar outras etinias como a asiática, a africana e etc. Não precisa necessariamente se passar em outro país, só a protagonista ser estrangeira nesse caso, por exemplo a asiática no Brasil.

>> Fantasy Lit
Chick-lits que envolvem elementos sobrenaturais ou surreais. É dividido em
  • Vampire Lit: Chick-lits com vampiros
  • Fantasy Lit: Chick-lits com magia, bruxaria.
  • Time-Travel Lit ou Paranormal Lit: Chick Lits com viagens no tempo ou atividade paranormal.
>> Glamour Lit
São chick-lits que se passam em um ambiente mais glamourosos. Geralmente as protagonistas trabalham no meio artístico, TV, cinema, música ou são herdeiras ricas. É dividido em:
  • Park Avenue ou Gossip Lit: Se passam em lugares glamourosos como a Park Avenue em NY, as protagonistas geralmente são da alta-sociedade. Em geral os livros falam de fofocas, esnobismos e traições.
  • Career Lit: Chick-lits em que as protagonistas tem carreiras glamourosas, como ligada a TV, Música ou cinema
  • Famous Lit: Chick-lits em que as protagonistas são famosas.
>> Hen Lit
Chick-lits em que a protagonista é mais velha do que geralmente uma protagonista é. A protagonista tem idade entre 30 e 60 anos.

>> Lad Lit
Isso pode parecer meio confuso, mas Lad Lit é um chick-lit em que o personagem principal é homem. Ué, mas chick-lit não é com mulher? Lembre-se do que eu disse que era um chick-lit nos EUA, livros voltados para o público feminino. Lad Lit é um chick-lit que possui todas as características de um chick-lit, só que é protagonizado por um homem.

>> Mom Lit
Chick-lits voltados para as mães ou futuras mães. Neles a protagonista passa por alguma situação em que a gravidez seja importante. Divide-se em:

  • Pregnancy Lit: História se passa durante a gravidez.
  • Baby Lit: História se passa com o bebê já nascido, e a mãe aprendendo a lidar com isso.
  • General Mom Lit: Resto de assuntos sobre a gravidez.
>> Mystery Lit
Chick-lits que possuem um mistério em seu enredo. A protagonista geralmente resolve algum assassinato ou algum mistério, ou está envolta em um. Alguns livros acabam não sendo considerados chick-lits por serem confundidos com Romances Policiais. Divide-se em:
  • Chick Lit Mysteries: Chick-lits com mistério, sem perder as suas características originais.
  • Romantic Chick Lit Mysteries: Chick-lits que puxam mais para o lado do romance e deixam suas caraterísticas originais mais de lado.
>> Single Girl Lit
Chick-lit em que a protagonista é solteira e vive em uma cidade grande. Geralmente possui o melhor da vida de solteiro, como sair com as amigas, paquerar e viver em um apartamento pequeno. Principal caracteristica é se passar em uma cidade grande, como Nova Iorque - Olá, Sex and the City!

>> Teen Lit
Basicamente o Young Adult (explicarei isso em outro post da coluna) dos Chick-lits. Essa história se passa com adolescentes, e mostra todas as decisões e complicações do universo adolescente, desde namoro, amizade a escolha de carreira e Bullying.

>> Wedding Lit
Chick-lits que se passam em meio a casamentos. Dividem-se em:
  • Marriage Lit: Retrata o planejamento do casamento.
  • Bridesmaid Lit: Livro foca na madrinha de casamento.
  • Wedding Mystery: Foca em um mistério relacionado ao casamento.
>> Working Girl Lit
Chick-lit focado na carreira e no trabalho da protagonista, mostrando principalmente as dificuldades da mulher.

Um Chick-lit pode se enquadrar em mais uma subdivisão.


Exemplos

Desculpem o atraso para postar, não conseguir terminar o post no tempo certo. Espero que tenham gostado e que eu tenha conseguido sanar as duvidas de vocês. Segunda-feira que vem tem mais!
* Imagens retiradas do Google, informações pesquisadas no Google e em Livros & Fuxicos e Lost In Chick Lit.

- Kah

Nenhum comentário:

Postar um comentário