terça-feira, 3 de março de 2015

TAG: Cachorros Literários


Para quem não sabe, eu sou louca por cães, os prefiro aos seres humanos e amo mais a minha cachorrinha do que as minhas amigas e minhas primas (antes que alguma amiga minha me mate se ler isso, eu prefiro as minhas amigas as minhas primas). Então, quando vi essa TAG no blog Eu Curto Literatura não pensei duas vezes antes de começar a escrever esse post.

Eu não sei de quem é TAG, onde eu a vi não tinha os créditos, então se você souber por favor me diga nos comentários para que eu possa colocar aqui. A TAG consiste em você achar um livro correspondente para cada raça de cachorro. Confira a seguir minhas respostas.

1- Shi Tzu: Um livro que você leu porque estava na moda

Não li muito livros porque eles estavam na moda, eles até poderiam estar na moda no momento que eu li, mas esse não foi o fator decisivo para começar a leitura. Só me recordo de algo mais ou menos assim ter acontecido quando fui ler Mentirosos da E. Lockhart, e ainda não foi exatamente assim, foi um livro que eu li porque os blogueiros estavam falando que ele era muito bom, vários blogs, então tecnicamente foi porque estava na moda, mas foi mais porque eles diziam que era bom. Dá para entender? Resenha aqui.

2 - Pitbull: Um livro que você ainda não leu ou demorou a ler porque estava intimidado com a leitura

Adio leituras por muitos motivos, mas raramente são pelo tamanho do livro, e não estou lembrada de nenhum com certeza agora. Espero que também valha ter adiado a leitura do livro por medo de outras coisas, porque escolhi Convergente da Veronica Roth, um livro que adiei a leitura por medo do final que eu havia descoberto antes de sequer o livro ser lançado no Brasil. É, spoilers são uma droga. Resenha aqui.

3 - Pintscher: Um livro que fez muito barulho quando foi lançado, mas que não fez "juz" aos comentários

Não que o livro seja ruim, ele só não me cativou o suficiente quanto cativou as outras pessoas. Não li esse livro exatamente enquanto os cometários aconteciam, li ele após eles enquanto estava sendo lançado o segundo, mas sabia da existência deles. Como eu já disse, Perdida da Carina Rissi não é ruim, eu só não amei ele como todas as outras pessoas, mas ele é um bom livro. Resenha aqui.

4 - Vira Lata: Um livro que não é valorizado ou conhecido, mas é o melhor livro do mundo

Eu poderia ter citado vários outros livros aqui, mas escolhi As Batidas Perdidas do Coração por ser um livro nacional que sequer foi tão comentado na blogosfera brasileira, apesar de ser um livro incrível, envolvente e cheio de música. Resenha aqui.

5 - Pastor: Um livro que você não empresta para ninguém

Eu tenho poucos livros físicos, e sempre penso uma segunda, terceira, quarta e até quinta vez antes de empresta-los. Tenho três livros que nem penso na possibilidade de emprestar (talvez só para a minha melhor amiga ou alguém que eu confie muito), A Culpa é das Estrelas, Anna e o Beijo Frances (versão capa dura em inglês) e Isla and the Happily Ever After (também capa dura em inglês), mas acho que os principais são os dois ultimos mesmo, porque por ter a jaquet e ser capa dura, uma versão cara no Brasil e bem dificil de encontrar, além de ser mais fácil de estragar seria muito dificil sequer achar outro caso acontecesse. Resenha aqui e aqui.

6 - Salsicha: Um livro que tem "muito corpo para pouca perna", ou seja, que poderia ser encurtado pela metade, porque tem muita encheção de linguiça. 

Voltando as minhas antigas leituras, da época que eu nem tinha o blog ainda, que eu só lia uns oito livros por ano e ainda nem tinha senso critico sobre eles, eu já vi que esse livro era muito parado e que quase nada acontecia. Fallen da Lauren Kate é um exemplo de livro que pode ser encurtado, no inicio do livro temos um acontecimento, aí o livro começa e fica começando por umas 100 páginas e acontece uma coisa, depois se passam mais 100 páginas sem acontecer nada e quando você está quase desistindo da leitura acontece outra coisa e você continua lendo, mais 100 páginas sem nada acontecendo e quando você está pensando em desistir de novo acontece uma coisa atrás da outra, tudo corrido e termina o livro. Se não fosse encurtado pelo menor poderia ter os acontecimentos mais bem distribuídos. Resenha aqui.

7 - Labrador: Um livro que é a melhor lembrança da sua infância

Eu não lia muito na minha infáncia, na realidade eu torcia o naiz para os livros até os meus 12 anos, mas me lembr doa minha mãe lendo contos de fadas para mim quando era bem pequena, também me embro do meu pai lendo O Menino do Dedo Verde da Maurice Druon, um capitulo ou no máximo dois, quando eu insistia muito, por dia; também tem Harry Potter que apesar de não ter lido quando era criança, assisti aos filmes, então toda vez que leio um dos livros hoje em dia me sinto transportada para a minha infância. Dentre todos os citados, o que mais me lembra a infãncia e só ela, sem nada mais, é O Menino do Dedo Verde, além disso acho que ele é o primeiro contato que tive com um livro de verdade na minha vida.

Você gostou das minhas escolhas? Mudaria alguma coisa? Responda também a TAG e deixe o seu link nos comentários para que eu possa ver as suas respostas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário