sexta-feira, 20 de março de 2015

Primeiras Impressões: A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff

E a Novo Conceito fez de novo, mandou os primeiros capítulos de um lançamento do próximo mês, para que os blogueiros que se inscreveram na parceria desse ano - tendo passado ou não - leiam e postem as sua primeiras impressões. Continue assim, Novo Conceito, estou amando! haha.

Sam e seu amigo Hayden eram inseparáveis, melhores amigos para sempre, até sofriam Bullying juntos, apesar das muitas brigas. Quando no dia seguinte a uma dessas briga, Sam fez o ritual de sempre de ir pedir desculpas ao amigo, o achou morto em sua própria cama. Antes de cometer suicídio Hayden deixou um pendrive contendo uma playlist de músicas para ajudar Sam entender porque ele fez aquilo.

"Você nunca conhece uma pessoa até ouvir o que ela gosta" 

O livro e a música são duas coisas incríveis, que quando juntas ou fica a melhor coisa do mundo, ou fica uma das piores, não existe meio termo, é 8 ou 80. Apesar de a música estar presente no titúlo, na sinopse, na divulgação, em tudo, ela ainda não se tornou muito protagonista no livro, é citada em muitos momentos, mas não interfere em nada, pelo menos ainda não. Elas também não são muito o meu estilo, não são exatamente o tipo de música que eu ouço - mesmo conhecendo uma ou outra, mas são muito boas, são realmente uma ótima playlist. Elas são citadas no inicio de cada capítulo, o nome e o cantor/banda, e algumas foram realmente uma trilha sonora para para ele.


O Hayden sofria muito Bullying na escola, principalmente da parte dos amigos do irmão e do próprio irmão; em casa ele sofria pressão dos pais, principalmente da parte da mãe, por ser mais gordinho e fraco, então a mãe controlava tudo que ele comia, mesmo que estivesse morrendo de fome e todo mundo repetindo, ele não podia repetir a comida e nunca comia a sobremesa, pois a mãe não deixava. Isso aliado a outros fatos, não só dele como do Sam também, e ao suicidio deixam o livro com uma temática séria, pesada, mas a narração não reflete isso, e não é de um jeito bom como o de A Mais Pura Verdade ou A Culpa é das Estrelas, é mais como se o autor estivesse ignorando o sentimento que ele está escrevendo.

Minha mãe sempre me lembrava de que os melhores anos da minha vida ainda estavam por vir, que só para os idiotas o ensino médio era a melhor fase da vida, enquanto alguém como eu iria realizar coisas mais empolgantes. "Você vai ter uma bela vida" (..) "E o ensino médio será apenas uma lembrança distante".

Em boa parte dos primeiros oito capítulos do livro, a história ainda não havia realmente começado, estava sendo engatilhada e apresentando pouco a pouco os elementos, mas no "final", quando a história realmente começou a se mostrar, ela me prendeu de um jeito e me deixou com um gosto de quero mais enorme na boca. Várias possibilidades de acontecimentos apareceram, e na penultima página colocaram uma frase que foi uma bomba pra mim, me fez ficar procurando que nem louca por mais páginas, porque eu não vou aguentar até o meu exemplar chegar (Novo Conceito, não demore para me enviar, por favor, se não vou pirar!). Devido a esses acontecimentos mais do final, a narração acabou sendo meio justificada.


Não precisava falar isso nessas primeiras impressões, já que ainda não é a versão final do livro, mas ele veio com alguns erros de português, mas muito poucos em comparação a como veio A Mais Pura Vedade. Eles estão melhorando com isso. Outra coisa que quero citar, e já vou aproveitar esse parágrafo para dizer que eu prefiro o título brasileiro do livro - porque não sei como é o de Portugal ou sequer se tem lá - a o original, achei bem mais condizente com o clima da história o título ser A Playlist de Hayden do que ser A Playlist da Morte (tradução do título original), o segunda da uma sensação de livro carregado de emoção, de tristeza, e esse livro não é assim, por agora ele ainda nem passou perto de fazer chorar.

A Playlist de Hayden parece se um daqueles livros que conquistam no meio, e mesmo tendo um assunto delicado, não resume a história a ele. Não vejo a hora de poder ler o resto e ver se minhas apostas estão certas.

- Kah

Nenhum comentário:

Postar um comentário