sábado, 14 de fevereiro de 2015

Primeiras Impressões: A Mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart


A Editora Novo Conceito mandou um exemplar com as primeiras 100 páginas de A Mais Pura Verdade de Dan Gemeinhart (que deve ser lançado dia 23 de Março) para os inscritos na parceria de 2015. O Livro conta a história de um garoto que sofre de uma doença e após ser desenganado resolve fugir de casa para viver a sua grande aventura antes de morrer, leva o seu cachorro Beu e mais algumas coisas que estão em uma lista na parte de trás do livro para viver essa aventura com ele.

Desde a primeira página desse livro eu fiquei com um nó na garganta que me acompanhou durante todas essas 100 páginas. Eu senti uma angustia, um medo pelo Mark (o garoto) e pelo Beu, houveram momentos em que meu olhos encheram de lágrimas e eu tive que fazer um esforço enorme para não deixa-las rolar, porque é tão triste e injusto alguém tão jovem sofrer tanto e não poder ter mais esperanças de que vai ficar tudo bem.



Outro fato que contribuiu muito para essas lágrimas foi a narração poética e sensível do Dan que, apesar de ser uma história angustiante que normalmente seria pesada e lenta, deixa a leitura muito leve e fluida, além de nos proporcionar varias frases lindas e reflexivas sobre a vida. Enquanto lia o livro, eu só queria pegar a minha cachorra no colo e ficar fazendo carinho nela.

Sim, os cachorros morrem morrem. Mas os cachorros também vivem. Até um pouco
 antes de morrer, eles vivem, Eles têm vidas lindas e corajosas. Eles protegem suas
 famílias e nos amam. E tornam nossas vidas mais iluminadas. E não perdem tempo tendo
 medo do amanhã. Olhe para ele agora, querido. (..) Ele não tem medo de nada. Nem se
 preocupa com nada. Apenas vive a vida dele, no agora. Feliz por estar aqui agora, com
 você. Ele é um bom cachorro.

O livro já começa com o Mark fugindo de casa, logo na primeira página, e além de acompanhar a visão dele, também acompanhamos a família descobrindo que ele fugiu, tentando acha-lo. O capitulo inicia na visão do Mark, contando a história dele e na metade troca para as pessoas que ele deixou para trás, com uma narração em terceira pessoa, depois quando começa outro capitulo volta para o Mark e assim sucessivamente, como se fossem capítulos intercalados. Outra coisa bem legal é que no inicio de cada capítulo tem a quilo metragem que falta para chegar no destino do Mark.



Cem páginas é pouco para se poder dizer que gostou de um livro, se ele é bom, muita coisa pode acontecer até o final, até porque nas 100 primeiras páginas pouca coisa acontece, mas pelo que já aconteceu até aqui esse livro promete ser lindo.

- Kah

2 comentários:

  1. Oi Káh
    Recebi essa amostra do livro também, mas ainda não li. Eu sou muito curiosa, não vou aguentar ler apenas 100 páginas. Preciso do livro todo.
    Beijos e um ótimo final de semana

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lary, fez bem em esperar, eu estou me matando de curiosidade para saber o final.
      Beijos e um ótimo resto de final de semana para você também

      Excluir