terça-feira, 30 de dezembro de 2014

TAG: Retrospectiva Literária 2014

E chegou a época do ano de fazer retrospectivas, de tentar lembrar o que foi lido e de encaixar em tags de fim de ano. Esse ano como vocês sabem foi muito cheio pra mim, eu quase não tive tempo para me dedicar a outra coisa que não fosse estudar (para o colégio, vestibular e enem),  e mesmo assim se tornou o ano em que eu mais li livros em toda a minha vida, apesar de que devido a falta de tempo não consegui fazer muitas leituras que eu queria e acabei tendo que deixa-las para 2015.
Essa retrospectiva é sobre os livros que eu li em 2014, independente de terem sido lançados esse ano ou não, e consiste em achar livros que se encaixem nas 10 categorias. Espero que vocês gostem dessa Tag, e desejo a todos vocês um ótimo 2015!

10 - O livro que você devorou sem vergonha

Vocês já estão acostumados com os meus arrombos literários em que eu começo o livro em um dia e termino na madrugada do mesmo, mas esse livro foi um caso único. Eu estava lendo o livro Labirinto da Kate Mosse, um livro relativamente grande com uma narração pesada, eu já estava lendo a 2 dias, e não tinha conseguido avançar muito, domingo - o terceiro dia - era o ultimo que eu tinha para ler já que eu tinha que devolve-lo no dia seguinte na biblioteca, então após passar o dia inteiro encima dele as 22h eu consegui terminar. Meus pais saíram de casa as 23h, mais ou menos, e eu comecei a resenha do livro, mas acabei parando e fui ver série, vi dois episódios de The Following e cansei, então peguei o Livro das Princesas e comecei a ler (mais ou menos 1h da manhã), e quando eu vi eram quase 4h, meus pais estavam chegando e eu estava na ultima pagina do livro, então esse realmente foi um livro que eu devorei sem vergonha nenhuma, a maior "devorada" desse ano com certeza.

9 - O livro que você demorou mais tempo para ler


Como vocês sabem esse ano eu tive que fazer vestibular, e para esse vestibular que eu fiz todo inicio de ano sai um lista com os livros que eles irão cobrar na prova de literatura, e o livro que eu mais demorei para terminar de ler foi um dessa lista. O irônico é que tanto Várias Histórias de Machado de Assis, quanto Livro das Princesas (o que eu li mais rápido), são livros de contos. Foram 4 meses para ler o livro.

8 - Livro mais fino

Eu li um livro com menos páginas que Eu Me Chamo Antonio, mas ele era um livro normal, uma história, então acabo considerando Eu Me Chamo Antonio o menor livro por possuir um numero pequeno de páginas e poucas palavras nessas páginas.

7 - Livro mais grosso

Em 2013 o maior livro que eu li também havia sido dessa série, porem ele só tinha 541 páginas, e esse ano quando eu peguei esse livro e vi que ele possuía 725 páginas, soube que seria muito difícil ele não suceder seu companheiro de série nessa posição. Cheguei a ler outros livros que chegaram a 600 e poucas páginas, mas nenhum conseguiu alcança-lo.

6 - Livro mais surpreendente

Eu li muitos livros que acabaram me surpreendendo esse ano, que foram surpresas bastante agradáveis, mas acho que essa série ainda foi a maior delas. Serei sincera, eu quis ler A Desconstrução de Mara Dyer por causa da capa, se quer li a sinopse dela e marquei como quero ler no Goodreads, e então quando eu finalmente consegui achar o livro , eu o li sem nem lembrar porque estava na minha lista de quero ler e foi a melhor coisa que eu já fiz na minha vida, porque eu simplesmente achei ele perfeito, tudo nele foi uma surpresa para mim, até mesmo a trama, o assunto, tudo! E em A Evolução de Mara Dyer também fui surpreendida novamente com um elemento que surgiu  nesse segundo livro. Confira a resenha de A Desconstrução de Mara Dyer e A Evolução de Mara Dyer .

5 - Livro mais decepcionante

Se vocês forem olhar meu livros lidos no Goodreads perceberão que esse livro não está entre eles, e o motivo para isso foi que eu nem consegui terminar de lê-lo, eu tentei, cheguei até a empurrar com a barriga, mas não teve jeito e acabei parando somente com 20% lido. Eu esperava bastante desse livro por ser do John Green com o David Levithan, do qual eu acabara de ler Todo Dia, que foi escrito pelo David após uma ideia do John, então minhas expectativas estavam altíssimas, e o livro não conseguiu nem engrenar para mim, e eu não consegui nem achar qual era a história no livro. Apesar de ter sido a minha maior decepção tentarei lê-lo em 2015.

4 - Livro com a capa mais feia
Olhe para essa capa. Eu ainda preciso dizer porque a escolhi? A Donzela e o Monstro foi um livro que eu li para o desafio fuxicando sobre romances de época, e o desafio era ler um livro em que tivesse um protagonista masculino na capa, e que o titulo o exaltasse... bem, como qualquer livro que se encaixe nessa descrição, a capa desse não deixou de ser brega, cafona e apelativa. Confira a resenha de A Donzela e o Monstro.

3 - Livro com a capa mais bonita
2014 foi um ano em que eu li muitos livros com capas lindas, estonteantes e não foi nada fácil escolher uma para colocar aqui, mas apesar de todas serem lindas, eu sempre amei a capa de O Circo da Noite, adoro a essa combinação de cores que já nos deixa com um ar do que será o livro, ela é perfeita em todos os seus detalhes e também é a que eu considero mais bonita na minha estante. Confira a resenha de O Circo da Noite.

2 - O pior livro
Vocês tinham alguma duvida de que esse seria o escolhido para essa categoria? Esse livro foi o mais odiado por mim esse ano; odiei a narrativa, odiei os personagens, odiei o final, odiei a trama, odiei tudo, menos o cachorro chamado Voldemort (o personagem mais inteligente e com mais caráter no livro). Se quiser saber os motivos do meu ódio leia a resenha de A Verdade Sobre Nós.

1 - O melhor livro
E chegou a categoria mais esperada da Tag! Gente, esse livro foi uma das minhas maiores surpresas esse ano, foi um livro que eu queria que se prolongasse, foi um livro que entrou na minha lista de favoritos e de futuras releituras, e também foi um livro que eu achei que só seria mais um, mas que se tornou o melhor. Eu li três livros incríveis esse ano, maravilhosos, mas só Um Caso Perdido conseguiu ser o que eu esperava dele e adicionar algo que eu nem imaginava, equilibrar tudo e encaixar cada peça de um quebra cabeça. Hopeless (o título original) é perfeito, ele assumo milhares de significados. Esse livro consegue ser realista de um forma leve, consegue nos mostrar o pior do mundo e o mais belo dele ao mesmo tempo. É um dos melhores livros que eu já li na minha vida. Veja todos os meus motivos para ama-lo na resenha de Um Caso Perdido - Colleen Hoover.

- Kah

Nenhum comentário:

Postar um comentário