terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Outubro-Fuxicando Sobre Romances de Época: Drácula - Bram Stoker


Aqui estou eu com mais um livro atrasado para o desafio, dessa vez o livro é do desafio de outubro "ler algum romance de época sobrenatural" e meu escolhido desde o inicio foi Drácula de Bram Stoker. Esse sempre foi um livro que eu quis ler, mas nunca lia e sempre deixava para lá, então quando vi que ele se encaixava em uma categoria do desafio escolhi ele na mesma hora. sabendo que dessa vez ele desencalhava da minha estante.


Esta obra prima nos conduz a uma atmosfera gótica de terror e mistério, sendo um marco da literatura mundial. Stoker consegue levar o leitor às distantes pairagens da Transilvânia, descrevendo suas escuras florestas onde lobos se reúnem em alcatéias para caçar ao luar. O livro relata a história de um amor que resiste aos séculos, atravessando oceanos de tempo em busca da mulher amada.

Drácula representa a energia in natura, ´o mal´, em busca de sua redenção e conhecimento que se defrontará com os valores humanos, a ciência e a moral.
Uma aura de terror se abate sobre Londres. O Vampiro estabelece o seu domínio. Sangue e medo são o rastro de sua jornada. Uma caçada ao mostro, à Besta, à Fera tem início. Uma luta entre a civilização e as forças do caos.
Esta saga é o enredo de Drácula, um livro que prende o leitor do começo ao fim, transformando-o praticamente em um protagonista da história.

Avaliação: ☻☻☻☻☺(4/5)                   355 Páginas                    Maismac

Esse livro conseguiu me surpreender bastante, ele é completamente diferente do que eu esperava pelo que ouvia falar e pelas adaptações recentes que eu assisti e li.



Jonathan Harker é um  jovem corretor noivo de Mina Murray, que foi enviado pelo seu sócio para fechar um negocio com um Conde da Transilvânia em seu castelo, apesar dos avisos da população de lá ele continua seu caminho até o Conde, e depois de conhece-lo não tarda a descobrir que a população estava certa. Tempos depois Minha ainda não teve noticias de seu noivo, e também está muito preocupada com a amiga Lucy que a cada dia fica mais pálida e mais fraca, sem nenhum motivo aparente, somente dois pequenos furos em seu pescoço.

A primeira coisa que eu quero comentar sobre esse livro, é a forma como ele é narrado, através de cartas e trechos de diários e de noticias (é um romance epistolar), algo que eu realmente não esperava, mas acabou não prejudicando em nada o ritmo do livro. O único livro que eu já havia lido que era narrado através de cartas foi A Verdade sobre Nós e eu realmente tinha odiado a narração nele e eu comecei a evitar todo livro com esse tipo de narração, mas Drácula me fez ver que se for bem escrita e administrada com maestria essa narração só deixa a obra mais rica.

Após ver tantas adaptações recentes em séries, filmes e livros, e pelo o que as pessoas falavam mesmo, fui levada a acreditar que o romance da história era com o Drácula, e para a minha grande surpresa não é, o que deixou a história bem melhor e nada do que eu imaginava que seria. O romance é entre a Mina e seu noivo.

Outro fato que chama atenção é o personagem titulo, também principal, apesar de toda a história girar em tono dele e de ser mencionado o tempo todo, ele quase não aparece. Ele se faz mais presente no inicio do livro, após isso são apenas pequenas aparições .

Nenhum comentário:

Postar um comentário