quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Novembro-Fuxicando Sobre Romances de Época: Retrato do Meu Coração - Patricia Cabot


Enfim chegamos ao ultimo livro atrasado! Esse post equivale ao desafio de Novembro do Fuxicando Sobre Romances de Época, que era terminar (ou iniciar) uma série, era só escolher um livro que fizesse parte de uma série ou trilogia. No inicio do ano eu não fazia ideia de que livro ler esse mês, mas no meio do mesmo eu me lembrei que o primeiro Romance de Época que eu li na minha vida, que se tornou um dos meus livros favoritos, era o primeiro da série Rawlings da Patrícia Cabot, então me escolha foi Retrato do Meu Coração, o segundo e ultimo livro da série que conta a história do sobrinho dos personagens principais da primeira.

No passado, a desengonçada Maggie Herbert vivia às turras com os meninos, entre os quais o futuro duque de Rawlings, mas tudo se resumia a provocações e brigas. Agora adultos, eles se reencontram. Porém tudo parece conspirar contra a paixão recém-descoberta. Será que os jovens conseguirão vencer preconceitos - dos outros e os próprios - em nome do amor?

Avaliação: ☻☻☻☻☻(5/5)                378 Páginas                        Record 

Eu tinha um certo receio de ler esse livro por ele ser "continuação" de um que eu tanto amei e não ser sobre os mesmo personagens, eu tinha medo que ele arruinasse a reputação da série para mim, mas graças a Deus ele só conseguiu fazer eu me apaixonar por ela de novo.


Jeremy Rawlings e Meggie Herbert eram muito amigos na infância, porém quando o futuro duque foi estudar fora, uma série de desencontros aconteceu e fez com que passassem muitos anos sem os dois se verem. O primeiro encontro deles acontece quando o duque é expulso de Oxford, e em sua volta para casa acaba encontrando uma mulher belíssima que ele  reconhece como sua amiga de infância, e a amizade que os dois tinham se torna paixão, porém parece que o destino acha que ainda não é a hora de eles a viverem.



 Irei começar com o meu único comentário negativo sobre o livro. A Pegeen - personagem principal do primeiro - não é mais a mesma, a Pegeen que eu conhecia era "dura", e não seria nenhum pouco cega com o comportamento dos seus filhos, ela educaria eles, não contrataria uma babá para cuidar deles. A Pegeen também é muito esperta e não seria enganada pelo seu sobrinho, sem comentar que ela não deixaria ele se tornar o que se tornou. A Pegeen que nos é apresentada no inicio do livro não é nem um pouco assim, parece até que a Patricia tinha esquecido como a personagem era, porque ela só foi recuperando a personalidade que tinha ao longo do livro e só no final eu a reconheci como tal. Quanto ao Edward não tenho reclamações, continua o mesmo, só que mais velho e responsável. Leia a resenha do primeiro livro aqui.


Não acha que ela serva para mim?. Calmamente, Edward começou a vestir o
paletó. - Pelo contrário - respondeu, num tom gentil que contrastava com as
palavras duras que pronunciou. - Maggie seria uma esplêndida duquesa. É
você, meu rapaz, que não serve para ela. (...). Não, você não merece Maggie,
ou qualquer outra mulher decente, porque não passa de um vadio


A Patricia/Meg sempre foi a minha diva de romances de época, de chick-lit e de livros em geral, eu sempre amei a escrita dela e o jeito como ela consegue misturar comédia com os outros assuntos sem perder a essência do livro, o que está na sinopse. Porém a Patricia (um pseudônimo da Meg Cabot para escrever esse gênero, mas eu vou falar Patricia nessa resenha para não confundir com a protagonista) acabou me decepcionando um pouco nos que eu li esse ano, não sofri o mesmo arrebatamento que eu sofri com os outros livros e também a história ficou um pouco aquém das minhas expectativas, mas ela conseguiu recuperar a minha fé nela com esse livro, porque ele é um dos melhores livros que ela já escreveu em toda a sua vida. A narração é brilhante, a construção da personalidade dos personagens também, a trama é arrebatadora e o enredo viciante (comecei e terminei a leitura no mesmo dia). Ela conseguiu me fazer vibrar, suspirar e desesperar sem que ao menos eu notasse.

Apesar do ocorrido com uma personagem (que eu já mencionei acima), eles são incríveis. A Meggie tem uma personalidade forte e sabe o que quer, tem um objetivo e foca nele até consegui-lo. O Jeremy de A Rosa do Inverno cresce e se tornou tão lindo quanto seu tio, só que também metido e arrogante, e mesmo assim nós não conseguimos não nos apaixonar por ele. Foi brilhante a forma como a Patricia mostrou o jeito como a gente muda durante o crescimento e como a vida nos muda.


Ai, meu Deus, mais um daqueles pensamentos carnais! E desta vez com Jerry!
Maggie estremeceu. O que estava pensando? Não podia ter esse tipo de
pensamento com relação a Jerry! Jogara bolas de neve naquele corpo tantas
vezes quanto esfregara aquele rosto no chão de terra. E agora ele passava exatamente embaixo dos galhos
onde ela se escondia, tão próximo que seria fácil arrancar-lhe o chapéu
da cabeça. Mais um segundo e seria tarde demais para
surpreendê-lo.


Um destaque especial nesse livro é o humor, que sempre está presente nos livros da Meg/Patricia, mas nesse se tornou parte da personalidade dos personagens. Não existe coisa mais engraçada que os "foras" que a Meggie dá no Jeremy e o jeito que o Jeremy chega na Meggie tentando conquistar ela, com todo aquele jeito canalha dele de seduzir.

E você que acompanha as minhas resenhas e já leu as que eu fiz da Patricia pergunta se tem mistério nesse livro... Bem, tem como em todo livro da Patricia, mas ele não supera o romance como os outros e não empolga muito, apesar de te deixar um pouco curioso.

O romance do Jeremy e da Meggie é lindo, nos faz suspirar, sonhar e torcer por eles. O romance é imaturo, juvenil, precipitado, verdadeiro e perfeito, esse se tornou um dos meus romances favoritos ao lado do seu antecessor, A Rosa do Inverno, resumindo eu amo os romances dessa família.

Apesar de fazer parte de uma serie, o livro pode ser lido sem ter lido o outro que não prejudica em nada, só que se você ler primeiro ele e depois o primeiro você pega spoilers do primeiro, e eu recomendo a leitura  em ordem para você saber mais dos personagens que são secundários no segundo e ter uma experiencia de leitura mais completa.

Frase:



-Por que está olhando para minha boca?
Jeremy sorriu e, com a mão que estava pendurada sobre seu ombro esquerdo,
apertou Maggie contra si.
 - Por que vou beijá-la. Mags

Nenhum comentário:

Postar um comentário