domingo, 21 de setembro de 2014

Resenha: As Batidas Perdidas do Coração - Bianca Briones

Viviane acaba de perder o pai. Com a mãe em depressão, ela se vê obrigada a assumir o controle da casa com o irmão mais novo. Rafael teve o pai assassinado há alguns anos e agora viu quatro pessoas de sua família, incluindo a única irmã, morrerem em um acidente de carro. Viviane pertence a uma classe social que ele despreza. Rafael é tudo o que ela sempre ouviu que deveria evitar. Eles são opostos, porém dividem a mesma dor. Jamais se aproximariam se a morte não os colocasse frente a frente, e agora, por mais que saibam que são completamente errados um para o outro, não conseguem evitar uma intensa conexão, que poderá salvá-los ou condená-los para sempre.

Avaliação: ☻☻☻☻☻ (5/5)                            406 Páginas                          Verus

WOW! Eu não sei se eu gostei desse livro o suficiente para essa avaliação, não sei se tenho algo contra ele, eu não consigo pensar direito ainda, só sei que ele definitivamente merece todas essas caras felizes.

Viviane é uma garota de 18 anos que acaba de perder o pai para um câncer, e enquanto ainda está no hospital acaba cruzando com Rafael, que está lá por ter perdido os tios, um primo e a irmã em um acidente de carro alguns anos depois de ter visto o pai ser assassinado. Nesse encontro, Rafael vê que ela é de uma classe social que ele despreza; Viviane vê que ele é exatamente o tipo de garoto que ela odeia. Eles são os opostos unidos pela dor.

Bom, minha sinopse aí em cima ficou horrível, mas espero que eu consiga desfazer essa má impressão que
eu deixei do livro durante a resenha.



A verdade que ninguém diz é que a gente muda com a morte,
porque é o único jeito de sobreviver a ela.


Esse é aquele tipo de livro carregado de dor, amor e humor ao mesmo tempo. Aquele livro que te faz sair da realidade e só ficar pensando no que ia acontecer a seguir até você retomar a leitura. Aquele livro que te deixa com o coração apertado por medo do final e do que vai acontecer com os personagens. Aquele livro que te faz perder varias batidas do coração. Aquele livro que é perfeito.

Eu considero As Batidas Perdidas do Coração um pouco uma mistura de Entre o Agora e o Nunca e Tres Metros Acima do Céu - consigo até ouvir quem já leu o livro me perguntando como eu acho isso. Eu acho ele um pouco como Entre o Agora e o Nunca, devido ao tema carregado que ele tem; e um pouco de Três Metros Acima do Céu por ter um garoto bad boy, que represente tudo de errado e uma garota rica e perfeitinha que se apaixona por ele, e manda todo mundo que é contra o relacionamento se danar (será que eu dei um spoiler?).

Esse livro foi escrito pela Bianca Briones, uma escritora brasileira, e ele se passa no em São Paulo. Só por aí, quem me conhece bem, já diria que eu teria uma implicância com o livro desde o inicio, que eu ficaria procurando defeitos... E para vocês verem como o livro é bom mesmo, eu não achei nenhum defeito, amei a escrita e pouco me importei por se passar em São Paulo, na realidade achei perfeito.


A vida é muito mais que uma sucessão de fatos ao acaso. Quando
você acha que nada mais pode acontecer, é exatamente aí que tudo muda.


Quando eu vi esse livro pela primeira vez pensei que ele teria muita coisa a ver com música, não me enganei, mas não era exatamente do jeito que eu pensava. Eu achava que o Rafael iria tocar guitarra direto durante o livro, e também achei que a "batida" que falam  no titulo seria algo a ver com música, mas não é. Algo que já nos faz perceber no inicio como a música fará parte do livro, é um trecho de músicas da época - o livro se passa 2004 - no inicio de cada capítulo. Só música boa, fiquei catando as que conhecia e pirei quando apareceu The Reason.


Quando o coração quer uma coisa e a mente quer outra, devemos
pesar o que é mais importante para nós: a razão ou a emoção. E, se
não conseguirmos chegar a uma conclusão satisfatória, o coração é o melhor
caminho. A mente não vai esquecer, mas o coração é capaz de
superar, caso tudo dê errado.


Os personagens foram muito bem construídos, a dor que eles carregam e a forma como cada um lida diferente com ela foi muito próximo da realidade. O pai da Vivi parece ter sido um cara muito incrível, pena que a gente não conheceu ele na história. Cada frase dele era linda e filosófica, adorei muitas delas, principalmente a que explica o titulo. Outra coisa que eu amei foi a Viviam, apesar de ser a perfeitinha, não ser virgem, como em todo livro sempre é.

Resumindo: As Batidas perdidas do coração é um livro triste e lindo que o que o torna tão especial é a escrita divina que ele tem. Ele definitivamente é o novo queridinho da minha estante.

Meu pai dizia que, quando descobrimos que estamos apaixonados, o coração fica tão assustado que pula um batimento, como se estivesse se preparando para todas as variações de velocidade que vai ter que enfrentar a partir daí. É o que ele chamava de "batidas perdidas do coração". Segundo ele, o coração nunca recupera o ritmo correto até se encontrar no peito de outra pessoa.

- Kah 

Nenhum comentário:

Postar um comentário