sexta-feira, 27 de junho de 2014

Top 5: Livros Invernais

Esse top 5 será sobre livros invernais, ou seja, livros para ler no inverno, que está sendo feito por muitos blogs, seja em forma de Tag ou em top alguma coisa. Esse top consiste em colocar cinco livros que me lembrem o inverno, ou alguma coisa eu mais tarde relacione com ele. Clique no nome do livro para ler a resenha dele, caso ele tenha. Confira.

1. Calafrio - Maggie Stiefvater: Esse livro tinha que estar presente aqui, não tinha como faltar, esse livro é tão invernal que o frio é grande parte da história, e em baixo do titulo de cada capitulo tem a temperatura. E como se tudo isso não fosse suficiente, a descrição da escritora foi tão boa que eu fiquei com frio durante todo o livro... e eu li ele no verão!

2. Boneco de Neve - Jo Nesbo: Além desse livro ser um suspense policial, o que já torna o livro mais sombrio, ele também se passa em dias de neve - Serio? Não me diga... nem penei nisso pelo nome! - quando o assassino comete seus crimes. Eu também li esse livro no verão, ele não me fez passar frio que nem o primeiro, mas me fez prestar atenção em qualquer brisa que passava.

3. O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Bronte: Esse já começa com o protagonista andando na neve, com um personagem preso na nevasca, e leva o nome de um vento que acontece muito no inverno... pelo menos aqui no sul, porque além de acontecer muito no inverno, quando acontece ele dá um arrepio. O livro se passa em uma parte muito fria da Inglaterra, e poucas passagens acontecem no verão de lá... que também é meio frio. Além do aspecto frio, ele também passa um aspecto sombrio que só completa mais ainda a definição invernal dele.

4. Harry Potter - J.K. Rowlling: Sim, eu sei que pode parecer estranho, mas Harry Potter me lembra inverno. Ele passa no Reino Unido e em Hogwarts - ambos com o mesmo clima - a maior parte dos livros se passam no inverno, em todos eles há o natal, eles usam o cachecol das suas casas o tempo todo (eu quero!), na sala comunal da Grifinória tem uma lareira bem icônica, eles tomam cerveja amanteigada e a fotografia dos filmes ainda passam um aspecto mais frio, azul. Harry Potter me lembra o inverno, mas a parte boa do inverno, aquela que está frio lá fora, caindo neve, mas nós estamos bem quentinhos... seja por estarmos sendo aquecidos dentro de casa ou por estarmos cheios de rupa lá fora. Ps.: Não vamos nos esquecer dos dementadores, do frio que eles causam e a sensação que deixam nas pessoas também.

5. A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak: Para quem já chegou perto de qualquer coisa relacionada a esse livro, é desnecessário eu dizer o porque eu acho ele invernal. O livro se passa na Alemanha Nazista, ou seja, em um país frio que estava em uma época chamada sombria, durante a 2 Guerra Mundial e é narrado pela morte... ou seja, frio, sombrio, sombrio, sombrio. No inicio do livro já vemos alguém morrendo por causa do frio, sendo enterrado no frio, temos um calafrio com as primeiras palavras da narradora... o livro ainda tem varias partes tristes, que nos dão uma melancolia tipica de inverno. Durante o livro ainda temos varias passagens que nos mostram o inverno, algum personagem com muito frio, lugares frios, pobreza (outro aspecto que lembra o inverno).

Beijos, Kah.