sexta-feira, 20 de junho de 2014

Resenha: A Escolha - Kiera Cass

America era a candidata mais improvável da Seleção: se inscreveu por insistência da mãe e aceitou participar da competição só para se afastar de Aspen, um garoto que partira seu coração. Ao conhecer melhor o príncipe, porém, surgiu uma amizade que logo se transformou em algo mais… No entanto, toda vez que Maxon parecia estar certo de que escolheria America, algum obstáculo fazia os dois se afastarem.

Um desses obstáculos era Aspen, que passou a ocupar o posto de guarda no palácio e estava decidido a reconquistar a namorada. Em encontros proibidos, ele a reconfortava em meio àquele mundo de luxos e rivalidades. Com essas idas e vindas, America perdeu um pouco de espaço no coração do príncipe, lugar que foi prontamente ocupado por outra concorrente. Para completar, o rei odiava America e a considerava a pior opção para o filho. Assim, tentava sabotar a relação dos dois, inventando mentiras e colocando a garota em prova a todo instante.
Agora, para conseguir o que deseja, America precisa cortar os laços com Aspen, conquistar o povo de Illéa e conseguir novos aliados políticos. Mas tudo pode sair do controle quando ela começa a questionar o sistema de castas e a estratégia usada para lidar com os ataques rebeldes.

Avaliação: ☻☻☻☻☻ (5/5)           352 Páginas          Seguinte

Finalmente, até que enfim, aleluia, finalmente o ultimo livro da trilogia e a tão esperada escolha da America. Eu me desesperei ansiosa por essa escolha desde o primeiro livro, desde o primeiro momento em que o Maxon apareceu, desde sempre! Deu para notar que eu estou bem animada com esse livro e com essa resenha, né? kk'. Então vamos a ela.

Até a Elite, America não tinha muita certeza do que ela queria, de quem ela escolheria, só sabia que dois homens a amavam com todo o coração, mas agora nem disso mais ela tem certeza. Com a sua indecisão ela acabou perdendo um pouco de espaço no coração do Príncipe para outra mulher, um espaço que pode ser precioso. Como se isso já não fosse suficiente para ameaça-la na disputa, o Rei também fará de tudo para o seu filho perder todo o interesse por ela e para que ela seja eliminada.


Antes de começar essa tão enrolada, mas esperada resenha, eu tenho que confessar algo... Eu li a ultima página do livro antes de começar a leitura! Sim, gente, eu sei que isso ta errado, que estraga um monte de surpresas, mas se tinha algo que eu tinha que saber para me preparar ou ficar tranquila antes de ler o livro, era com ela ficava. Desculpa, mas quando em um livro ou em uma serie, pela qual eu estou esperando muito o final, acontece o oposto do que eu quero, seja escolher o outro do triangulo amoroso ou até mesmo matar o principal - sentiu a indireta Veronica Roth? - eu odeio o livro, eu posso ter amado até aquele ponto, mas isso estraga o livro todo para mim. Sim, eu sei que é coisa de menina mimada, mas eu sou assim, fazer o que? Mas vamos começar a resenha...

Vocês lembram que na resenha de A Elite eu falei que a serie estava ficando mais thriller politico? Pois bem, nesse ele já é um thriller politico, está muito mais presente e eu amo isso! Nesse livro não é só a "sombra" dos rebeldes e das rebeliões que nós vemos, não, nós vemos o conflito, vemos caras, vemos nomes, pessoas que nós nem imaginávamos, vemos eles, seus motivos, vemos tudo acontecer. Resumindo: O negocio pega fogo! O diferencial dessa trilogia, das outras de distopia na hora da confusão, é que vemos tudo não pelos olhos dos rebeldes como nas outras, mas do pessoal do sistema, das pessoas contra quem os rebeldes são e que nem sempre essas pessoas são más, estão erradas, que não podemos generalizar.

Durante os três livros nós vimos o amadurecimento dos três personagens principais, mas elas foram acontecendo de maneira tão sútil que você só vê elas quando você está terminando o ultimo livro e pensa em como eles eram lá no primeiro. O Aspen era um coitado no inicio, ele não tinha muita auto-confiança e nem auto-estima, mas isso acabou mudando no final; o Maxon sempre foi perfeito desde o inicio - foi mal quem é Team Aspen - mas mesmo assim ele aina tinha os seus demônios, ele tinha alguns traumas e medos que as vezes apareciam, o cegando para algumas coisas, mas ao longo dos livro ele vai aprendendo a enfrentar seus medos e a ser mais assertivo quanto ao que quer. A que mais mudou eu deixei por ultimo, America passou de uma garota apaixonada que não tinha nenhuma vocação nem pra cuidar da irmã mais nova, para uma mulher que sabe o que quer, que ama uma homem que a ama e que seria uma perfeita rainha. Ela se torna mais assertiva, mais corajosa, mais confiante, justa, e tudo que um rainha precisa ser para não ser somente uma figura decorativa ao lado do rei.

O romance nesse livro também está muito mais forte, e o foco dele não é só a escolha da America, mas a de todos os personagens, todos eles fazem uma escolha nesse livro, amorosa ou não. Mas voltando ao assunto do romance, ele está muito mais intenso, mais bonito e de fazer corações suspirarem. O Maxon ganhou meu coração de novo pelo jeito que ele é nesse livro, o que se tornou, o que ele revela ser, as múltiplas faces que ele mostra. As cenas de romance são de tirar o folego.

Alguns personagens surpreendem com suas atitudes e o que revelam ser, como a Celeste - atenção nela, pessoal. A narração continua leve e rápida, 352 páginas voam em uma noite.

Sobre a escolha da America eu só digo uma coisa: Aprovado! No final de A Elite nós pensamos já ter uma ideia de quem a America irá escolher, e seria assim o livro todo, se não fossem tantas mentiras, reviravoltas, armações e etc. Tudo isso nos poe a prova o tempo todo e faz tudo poder mudar a qualquer hora.

- Você está quebrando um monte de regras, senhorita Singer.

- Você é o príncipe. Você pode simplesmente me perdoar.