domingo, 1 de junho de 2014

Resenha: A Elite - Kiera Cass

A Seleção começou com 35 garotas. Agora restam apenas seis, e a competição para ganhar o coração do príncipe Maxon está acirrada como nunca. Quanto mais America se aproxima da coroa, mais se sente confusa. Os momentos que passa com Maxon parecem um conto de fadas. Mas sempre que vê seu ex- namorado Aspen no palácio, trabalhando como guarda, ela sente que é nele que está o seu conforto. Porém, enquanto ela está às voltas com o seu futuro, o resto da Elite sabe exatamente o que quer — e ela está prestes a perder sua chance de escolher.

Avaliação: ☻☻☻☻☺ (4/5)      360 Páginas     Seguinte

Primeiramente, desculpem minha demora para postar a resenha desse livro, faz tempo que eu postei a do primeiro e também que já li a trilogia, mas infelizmente acabei tendo esse atraso de escritura (?) de resenha por motivos relacionados a ano de vestibular.

Quando eu terminei A Seleção eu queria esse segundo livro de qualquer jeito, estava louca pra ler e ver se o meu candidato favorito ao coração da America faria algum progresso, porém eu estava com medo de ler o livro e ele deixar claro que o outro venceria. Apesar de toda essa ansiedade e medo misturados eu tomei coragem - em menos de um dia - li e não me arrependi, amei ainda mais toda a trilogia!

No final de a Seleção vemos 29 garotas sendo mandadas embora, afunilando a competição para somente seis, a chamada Elite, onde começam as verdadeiras provas e preparações para saber qual das garotas poderá ser a rainha. Se a competição já se complicou para as outras cinco garotas, imagine para America que agora tem que lidar com um coração divido entre o príncipe Maxon e o seu ex-namorado Aspen, que para piorar acabou se tornando guarda no palácio, tornando impossível para America esquecê-lo.


Continuando nessa linha romântica, vou comentar primeiro do triangulo amoroso. Como eu já comentei na resenha do primeiro livro - leia aqui - eu não sou muito fã de triângulos amorosos, principalmente quando eles são o foco de um livro distópico, acabo odiando mortalmente ele - o meu mais recente exemplo foi Destino - e mesmo assim essa trilogia acabou indo contra todas as minhas antigas experiencias e me fisgou logo no inicio, me jogando bem no meio desse triangulo. Bom, no primeiro livro vemos uma America totalmente apaixonada pelo Aspen, mas o Maxon acabou gradativamente ganhando espaço no seu coração, de um jeito totalmente possível em uma relação na vida real, e essa indecisão dela é conduzida de uma maneira descente e respeitosa, sem apelações. Aspen foi o primeiro pretendente que nos foi apresentado, e nessa apresentação nós já descobrimos tudo que se tinha para descobri sobre ele, nada é acrescentado ou tirado do seu caráter nesse livro, ao contrario de Maxon que no inicio tínhamos uma ideia dele, ao conhecê-lo vimos que ele não era daquele jeito e em a Elite atitudes que ele toma e descobertas que fazemos vão adicionando uma certa riqueza ao seu caráter, que só faz a sua torcida se apaixonar ainda mais por ele e a torcida adversária ter que reconhecer o seu valor.

Ainda em relação ao triangulo amoroso vemos o surgimento de um outro vilão, uma outra pessoa que não quer que America seja a escolhida de Maxon e muito menos futura rainha, o que chega até a ser uma pequena surpresa já que ninguém pensaria que ela faria isso na leitura do primeiro livro.

O aspecto que ganhou mais espaço nesse livro do que no primeiro, e que me fez gostar ainda mais dele, foi a distopia. Sim, eu sei que ela já estava presente no primeiro, mas nesse ela vai ganhando mais espaço e em vez de ser um romance com fundo distópico como o primeiro, a Elite acaba se tornando um livro de romance e distopia, ambas lado a lado com a devida atenção que merecem. Vemos mais das rebeliões, do que cada grupo rebelde realmente quer, da história por trás da criação Ileya e de como o sistema de castas é falho.

Keira Cass continua com seu jeito impecável de escrever que nos faz ler metade do livro sem perceber, nos prendendo cada vez mais em cada página. O final do livro nos deixa desesperados para o próximo livro, para saber qual será a decisão tomada por vários personagens após os acontecimentos desse livro.

— Como é amar?
— É a coisa mais maravilhosa e terrível que pode acontecer com você. Você sabe que encontrou algo incrível e quer levá-lo para sempre consigo. E um segundo depois de ter aquilo, você fica com medo de perder.