sábado, 19 de abril de 2014

Resenha: O Pessegueiro - Sarah Addison Allen

Bem-vindo a Walls of Waters, um lugar onde o aroma das flores envolve o ar e os pássaros parecem ter algo a dizer.
Essa é a cidade onde vive Willa Jackson, uma jovem descendente de uma família falida que luta para esquecer a imagem da garota inconsequente que já foi um dia. Quando sua ex-companheira de colégio e socialite perfeita Paxton Osgood a convida para a festa de 75 anos do Clube Social Feminino, ela fica receosa em comparecer por sentir que não faz parte daquele mundo... No entanto, a ocasião acabará se revelando uma excelente oportunidade para Willa desenterrar fatos surpreendentes que reverberam até hoje em sua própria história. Qual é o segredo que une famílias Jackson e Osgood? Será que a verdadeira amizade consegue transpor as barreiras do tempo? Deixe-se inebriar por esse romance que une realismo e magia de forma envolvente, e descubra quão delicado e importante é o papel dos amigos em nossa vida.

Avaliação: ☻☻☻☺☺ (3/5)           248 Páginas              Planeta


A primeira vez que coloquei o olho nesse livro nem olhei direito, na segunda li a sinopse e não me interessei, já na terceira resolvi ler e realmente não me arrependi de tê-la feito.

Willa Jackson vem de uma família que costumava ser a mais rica e famosa da cidade de Walls of Waters até a geração de sua vó, quando a família perdeu tudo e sua avó teve que trabalhar de empregada na casa da melhor amiga. Willa não era a garota mais comportada no colégio, vivia passando trotes, porém com a morte do seu pai enquanto estava na faculdade acabou tomando jeito e virou uma mulher responsável, voltou para Walls of Waters, mora na casa que era do seu pai e tem uma loja de equipamentos esportivos; tudo ia bem, ela vivia essa sua vida comportada, evitava os fantasmas do passado e estava tudo bem, até que um dia acabou encontrando Colin Osgood, o garoto certinho que levava a culpa por todos os seus trotes no colégio e que agora é um aventureiro sem endereço fixo. Também temos Paxton Osgood, a garota certinha que faz todos se sentirem um lixo perto dela, ela era colega de Willa no colégio, mas as duas nunca trocaram nem duas palavras, porém as duas vêm seus caminhos se cruzando quando um misterio que envolve as suas famílias precisa ser descoberto.

A narrativa leve e doce de Sarah Addison Allen nos leva para um lugar com cheiro de pêssego, romântico e meio fantástico, com um mistério que deveria supostamente nos prender ao livro e nos aterrorizar um pouco. O livro é narrado em primeira pessoa com capítulos alternados entre a Willa e a Paxton, cada uma com suas questões amorosas, pessoais e familiares para resolver, e devo dizer que foi isso que fez o livro me prender, as questões pessoais e principalmente amorosas de cada uma. A Paxton tem trinta anos e ainda mora na casa dos pais, só não saiu de lá ainda porque não consegue dizer não para a mãe, já não se sente feliz a muito tempo e ainda está apaixonada pelo seu atual melhor amigo e pra piorar ela acha que ele gay; Willa tem as questões que eu já falei a cima para resolver, e ainda acaba se apaixonando pelo Colin, que quer trazer a pessoa que ela era de volta - foi essa que mais me cativou.


E além de todas essas questões, temos o mistério, que era questão principal do livro, mas acabou ficando em segundo plano por não conseguir realmente envolver e intrigar o leitor. Na época que a vó de Willa era nova, ela e a avó de Paxton formaram um grupo com as outras amigas, o Clube Social Feminino, e de alguma forma esse grupo está conectado a um mistério que envolve a casa que era dos Jackson em seus tempos de ouro, ou mais especificamente o pessegueiro que tem lá. Todo esse mistério é trago a tona quando resolvem reformar a casa para um baile do clube, e acabam descobrindo alguma coisa lá  que faz com que os olhares da policia se virem para as suas avós.

O fantástico desse livro, como o mistério, não foi bem desenvolvido, nos fazendo até mesmo ignora-lo.Mas algo que acabou se tornando a grande questão do livro foi a amizade, seja das avós que transcendeu o tempo junto com uma promessa que foi cumprida tanto tempo depois, ou seja com a das duas que acabou surgindo diante dos nossos olhos nesse livro e já nos dá provas de que será por toda a vida.

A capa do livro é linda e devo admitir, envergonhada, que foi ela que me levou a pegar esse livro para ler.