terça-feira, 8 de abril de 2014

Na Tela: Divergente

Na futurística Chicago, quando a adolescente Beatrice (Shailene Woodley) completa 16 anos ela tem que escolher entre as diferentes facções que a cidade está dividida. Elas são cinco, e cada uma representa um valor diferente, como honestidade, generosidade, coragem e outros. Beatrice surpreende a todos e até a si mesma quando decide pela facção dos destemidos, escolhendo uma diferente da família, e tendo que abandonar o lar. Ao entrar para a Audacia, ela torna-se Tris e vai enfrentar uma jornada para afastar seus medos e descobrir quem é de verdade. Além disso, Tris conhece Four, um rapaz mais experiente na facção que ela, e que consegue intrigá-la e encantá-la ao mesmo tempo.

Avaliação: ☻☻☻☻☺ (4/5)       Neil Burger     Paris Filmes


Em divergente, uma Chicago futurista foi dividida em 5 facções e separada do resto do mundo por uma grande cerca para sobreviver a guerra que aconteceu do outro lado dela. Com uma boa premissa, que não para por aí, Divergente tem tudo para se tornar um grande sucesso - como seus livros, Leia a resenha aqui -e chamar o publico ao s montes para o cinema, principalmente com as distopias em alta com o sucesso de Jogos Vorazes, mas tenho certeza de que o estúdio também sabe disso, a final ele é o responsável pelas duas adaptações. Mas apesar de Jogos Vorazes ser um dos motivos que leve o publico ao cinema,também pode ser um dos motivos que leve o publico a ficar em casa por pensar que se já existe Jogos Vorazes não previsão de outro do mesmo gênero, o que é uma pena já que ambos são muito diferentes.

Além da parte distópica já explicada por mim a cima, temos a nossa mocinha, Tris, que esta na idade de fazer o teste de aptidão para descobrir a que facção ela pertence. A atriz, e nova queridinha de Hollywood, Shailene Woodley interpreta a personagem mostrando que realmente ter talento, apesar de ter me lembrando da Amy de A Vida Secreta de Uma Adolescente Americana quando fazia alguns movimentos; o ator Theo James, que interpreta o Quatro, também fez um bom trabalho sendo exatamente o Quatro que imagina-se ao ler os livros, apesar das barreiras que encontrou so seu caminho como a idade e as cenas do livro que foram cortadas do filme, e em alguns momentos até me fez rir; outra atriz que nao se pode deixar de mencionar é Kate Winslet, o verdadeiro grande nome e grande cache do filme, no livro ela não possum grande foco, e mencionada algumas vezes em momentos importantes no inicio do livro, mas só aparece no final, já no filme - devido ao seu grande cache, provavelmente - deram um jeito de lhe encaixar em varias cenas em que era desnecessária a sua presença, mas que talvez acabou contribuindo para raiva que ela nos faz ter de Janine Mathews.

Os cenários são bem feitos, realmente se encaixa na historia como uma Chicago pós-guerra, meio "pobre"como o do primeiro Jogos Vorazes, mas tenho certeza que ficará melhor na continuação. O ponto baixo do filme são as partes que, pelo o que eu percebi, não ficaram tão bem explicadas e que pode acabar comprometendo o entendimento do espectador e até ocasionando alguns furos no enredo. Houve algumas mudanças do livro para o cinema, como a idade do Quatro, mas fora estas mudanças o filme até que conseguiu ser bastante fiel ao livro.

Divergente promete ser o novo sucesso da Summit, e já tem a sua continuação confirmada para 20 de Março de 2015. Que venha Insurgente!