segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Resenha: Métrica - Colleen Hoover

O romance de estreia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor.

Agora, após ter terminado o livro, eu só quero pegar na mão da escritora e ficar apertando e dizendo parabéns, pois a Tammara Weber tinha toda a razão, não é como nada que você já tenha visto.

Eu geralmente faço aqui uma segunda sinopse, mas eu gostei tanto da verdadeira que eu não quero mexer, nem estragar, nem dar Spoilers, pois ela é uma sinopse totalmente livre de informações desnecessárias e spoilers.

Algo que eu tenho que comentar urgente é sobre os poemas. Eu nunca tinha lido um livro de romance em que as pessoas gostem de poemas, e ai realmente tenha os poemas delas no livro, de quando elas falam, e eu simplesmente fiquei encantada! Isso é pura magia, basicamente.

Um livro de romance tão complexo e diferente com poemas! Eu to pirando! Eu simplesmente amei todos eles, o primeiro que aparece no livro foi o que me deu aquele "baque" então ele não sai da minha cabeça com o seu " Tum Tum/ Tum Tum/ Tum Tum". Bem, eu sempre achei isso um pouco coisa de emo essa coisa de recitar poemas em um Pub, mas agora, caramba, os poemas me conquistaram e eu até procuraria outros, mas eu realmente acho que eles não são assim. E como já deve ter dado para notar o nome do livro foi dado devido a métrica dos poemas, que algo que serve para dar a sonoridade no poema e uma especie de conforto quando a gente lê, pois um poema sem métrica chega a quase dar dor-de-cabeça na gente - não, eu não gostava de poemas, mas sei disso porque sou uma aluna boa em literatura.

Terminando meu enorme pré-discurso sobre os poemas do livro, vamos ao que realmente interessa. A historia do Will e da Lake me lembrou um pouco PLL e quando vocês lerem, vocês vão ver que não tem como não lembrar. Mas isso não importa, o que importa é que eu amei a historia deles, principalmente nos momentos em que um deles perdia o controle e "ia", e também na hora dos poemas... Ah, os poemas! O que dizer do primeiro poema que a Layken - Lake - escreve sobre ele, e para ele...Wow, eu quase me matei de rir e dizendo "Toma!".

O que faz esse livro tão diferente é como a escritora mescla a narrativa entre as "coisas importantes" que estão acontecendo, sem deixar uma de lado por causa da outra. Ela mescla o romance, com a poesia, com a morte do pai dela, com os outros fatos que surgem e que me fizeram soltar algumas lagrimas, devo admitir. Mas também não é só isso, eu não sei como explicar.

Apesar de eu ter falado tudo isso ai em cima, eu acho que o romance entre os dois, que deveria ser a trama central, não foi tão explorado, e ao mesmo tempo que eu gostei disso por parecer que todas as "historias" são principais, eu senti falta de mais romance, eu queria isso, eu precisava disso. Entendo que ela já fez um trabalho incrível por conseguir fazer tudo isso em só 200 paginas, mas mesmo assim isso que me fez não dar as 5 estrelas para o livro.

A narrativa e rápida e prende o leitor já no incio, li  só livro em 3 horas. A historia não se enrola para começar, eles se conhecem já na pagina 8, por aí.

Quanto a capa, eu prefiro mil vezes a capa Brasileira á original, acho muito mais bonita, apesar de ter me levado a pensar que era algo do estilo de Sylvia Day antes de eu escutar um Tag falando desse livro e eu ir ler a resenha. E eu ainda não entendi essa chave, não.

Eu não sei como classificar esse livro, mas dizem que ele é um New Adult e eu até vejo o sentido, mas é um New Adult sério, então continuo não sabendo para quem indicar. Se você não quiser ler porque tem poesia, pule a poesia, ela não precisa ser lida se você não quiser.

Frase:


“Questionem tudo . Seu amor, sua religião, suas paixões. Se não questionarem, nunca vão obter respostas.

Avaliação:
☺☺☺☺ (4/5)

O livro tem uma continuação chamada Pausa, já lançada no Brasil, e um livro que é os acontecimentos na visão de Will chamado This Girl, ainda não lançado no aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário