segunda-feira, 29 de julho de 2013

Resenha: Divergente - Veronica Roth (Divergente #1)

Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive. 
Ouvi falar muito desse livro agora que ele está virando filme. Muitas pessoas falam que se você gosta de Jogos Vorazes irá gostar de Divergente, já outras falam que Divergente é muito melhor. Com esses comentários acabei ficando curiosa e fui lê-lo, só pensando "vamos ver se eles tem razão".

Divergente narra a historia de Tris - Beatrice - uma garota de 16 anos que faz parte da Abnegação, uma das 5 facções - Abnegação, Franqueza (Sinceridade), Audácia (Destemor), Amizade e Erudição - de uma Chicago futurista. Na sua idade os jovens tem que fazer o "teste de aptidão" para saber a qual dessas facções você pertence, e assim escolher - em uma enorme cerimonia de iniciação - se você continua com a sua família, na facção que você nasceu, ou vai para facção que você "pertence". O problema é que na hora de receber o resultado do seu teste, a mulher que cuidava dele - Tori - informa a Beatrice que o seu teste não demonstrou aptidão para só uma das facção, como nos dos outros, mas sim para varias. Isso faz dela uma Divergente, o que é muito perigoso - agora vocês se perguntam: "Por que?". Leiam o livro, adoraria falar, mas é Spoiler haha.

Devido a Tris ser uma Divergente, ela tem mais opções de escolha e uma decisão mais difícil, mas essa decisão - que eu adoraria falar qual é, mas quero soltar o minimo possível de Spoilers. Então me perdoem se ficar meio confuso daqui pra frente - que ela toma que acaba fazendo o livro "se mexer". É essa decisão que acaba mudando ela, a sociedade perfeita que ela vive e até trazendo um amor, Quatro - que eu acho meio bipolar.

Os personagens foram bem construídos, com suas qualidades e defeitos como um ser humano normal, e a "mocinha", Tris, é um exemplo disso. Ela não é nem uma - desculpem a palavra - f***na que faz tudo como a Katniss, mas também não é um cover de Isabella Swan, enjoada e fracote. Ela é o meio termo, tendo qualidades - como ser corajosa e inteligente-, e também defeitos - fraca e meio mentirosa. Os outros personagens são idem, como Quatro, Caleb, Peter, Andrew e Natalie, mãe dela - que me surpreendeu.

Durante o livro você fica pensando "Legal, ela é divergente... Mas o que isso tem de mais? Isso muda alguma coisa?" e essa é uma das perguntas que faz você querer ler o livro, além da clássica e sempre presente "O que vai acontecer depois?". O livro, em seu tamanho normal, tem 504 paginas que passam tão rápido que você nem nota, devido a sua narração ótima e sua perfeita fluides. Parabéns para a Verônica que soube estruturar bem um livro. Claro que teve algumas coisas que não se encaixavam, mas só os mais atentos iram notar e não atrapalhou o livro.

Em relação as comparações com Jogos Vorazes x Divergente, eu acho que Jogos Vorazes é para um publico um pouco mais adulto, mais New Adult e Divergente para um publico um pouco mais jovem, mais adolescente e Young Adult.

Recomendo para quem é louco por Distopias - o que não é o meu caso, as únicas que eu gostei foram Jogos Vorazes e Divergente-, quem tem só simpatia e quem não gosta. E claro pra quem gosta de um pouquinho de ação moderada. Se você for ler o livro pensando que ele é romance irá se decepcionar, pois ele não é. Ele tem sim romance, e muito bem encaixado em sincronia com a historia, mas não é o que move a historia.

Ficha Técnica:
Autor: Veronica Roth
País: EUA
Idioma: Português (lido)
Gênero(s): Distopia
Editora: Rocco 
Data de publicação: 2012
Páginas: 504

Frase:
“Os seres humanos, de uma maneira geral, não conseguem ser bons por muito tempo antes que o mal penetre novamente entre nós e nos envenene.”

"Eu ignoro meus medos" Ele diz "Quando tomo decisões, eu finjo que eles não existem" 

O livro terá um filme lançado em 2014, que está em gravações no momento com Shailene Woodley como Tris, e eu consegui imaginar super bem ela enquanto lia o livro. 
Avaliação:
☺☺☺☺☺(5/5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário