domingo, 23 de setembro de 2012

Resenha: Os 13 porquês - Jay Asher


Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Uma palavra, três letras e um sinal de pontuação: Uau! É assim que descrevo esse livro.
Descobri esse livro por uma matéria que dizia que Selena Gomez iria fazê-lo, achei o nome legal fui ver do que se tratava e achei muito bom o enredo, mas não tive nem vontade de ler, nem me animei o minimo, até que após ver inúmeras resenhas tomei coragem para ler.
Esse livro é extremamente intenso. Quando Clay chega em casa ele vê uma caixa na frente da porta, leva até sei lá onde - não me lembro, sorry kk - e corta a fita. Ao abrir vê 7 fitas, com números nos dois lados delas marcando uma sequencia, um e dois na 1ª, três e quatro na 2ª, e assim por diante até a sétima onde só há o número treze em um dos lados. Quando ele coloca a primeira fita no player descobre que é de Hannah Backer, a garota que ele gostava e havia se suicidado a algumas semanas, e nessa mesma fita dizia que aquelas 13 eram sobre os motivos que a levaram a se matar e cada um dos lados eram para alguém, e esse alguém havia lhe dado um motivo e se você recebeu as fitar é porque o seu nome faz parte da lista, e assim  que terminar de ouvi-la deve passar pra pessoa que vez após você, se não um segundo conjunto de fitas vai vazar e algumas pessoas passariam mico, enquanto outras seriam até presas.
Quando ele ouve a primeira é leve, a segunda ainda leve, mas a cada lado e fita que ele troca vai ficando mais pesado e mais você vai querendo matar as pessoas que fazem parte daquela lista, quando chegou na penúltima eu realmente tive que largar o livro porque eu queria vomitar, estava com raiva e queria mata-lo, a única utra vez que senti isso foi quando abusaram a irmãzinha da Katherine em Bela Maldade, mas aqui conseguiu ser um pouco pior. Na lista temos o primeiro beijo dela, um ex-amigo, uma ex-amiga que agrediu ela na lanchonete por causa do ex-amigo - sem ela ter feito nada -, o professor, um encontro horrível, um cara que roubava seus poemas, um cara que tirou tudo que poderia lhe dar esperança no momento que precisava, uma líder de torcida que acabou fazendo ela ficar com a culpa da morte de alguém em suas costas, um cara nojento, do qual eu sinto ódio até agora , que a estuprou quando ela já estava no auge da crise, e o Clay, a sua alma gêmea, e a única pessoa que poderia te-la salvado.
Eu realmente acho que a pior coisa nessa história é começar a ler sabendo que nela não haverá final feliz, que não pode haver final feliz e a garota que está falando o que aconteceu com ela está morta sem um final feliz e não importa o que aconteça no livro, isso não vai mudar.
Quando estragam uma parte da vida de uma pessoa,não estão estragando apenas aquela parte. Infelizmente, não da para ser tão preciso ou seletivo. Quando você estraga parte da vida de alguém,você estraga a vida toda dessa pessoa.
Tudo... é afetado.
Essa foi uma das partes que mais me marcou nesse livro. Depois de lê-lo eu sei que eu não vou mais tratar as pessoas com descaso, e mesmo de brincadeira vou pensar umas mil vezes antes de fazer algo que possa afeta-la em qualquer coisa em sua vida. Eu já não fazia isso, mas agora vou ser mais cuidadosa ainda.
Esse livro fala sobre o Bullying, só que um Bullying que nem você mesmo sabe que esta fazendo... fala sobre algo que pode causar um bola de neve que mais tarde vai esmagar alguém. Quando um cara sai com uma garota e depois ele quer se achar ele conta pros amigos um monte de mentirar sobre o que aconteceu, mas quando ele faz isso ele pensa que vai falar pros amigos eles vão achar ele o - desculpem a palavra - fodão, talvez olhem pra ela como uma vadia, só isso... sem passar daí. Mas ele não pensa que esses amigos vão falar pra outros caras, o boato vai se espalhar e daqui a pouco todo mundo vai estar sabendo, tratando ela como uma vadia, tomando certas liberdades por acharem que ela é uma vadia, se afastando dela por acharem o mesmo, até por acharem que ela é uma vadia destruam uma parte de vida dela enquanto a outra que ela tinha já estava ruída e pra ela já não tenha mais nada além da morte.
Sobre a capa... Essa que está ao lado da Sinopse lá em cima é a cama Estadunidense, coloquei ela porque acho ela LINDA. A brasileira está aqui a lado, ela é uma fita com o número 13, tem mais a ver, mas preferi colocar a outra porque nela esta expressa toda a melancolia do livro.
O escrito é maravilhoso e eu achei realmente brilhando o modo como ele conseguiu mesclar as narrações e conduzir o livro, não consigo imaginar alguém que poderia ter feito melhor algo tão triste. Nem Nicholas Sparks.
Quando eu comecei a escrever essa resenha disse que ele era intenso e Uau!... e ele realmente é, mas pela a sua história que não há como ignorar. Ele não é um dos meus livros favoritos, mas é um dos melhores que já li! Indico para todo mundo, mas aviso: Você tem que ter maturidade, se não vai achar o livro uma merda porque na realidade você é uma merda.
Ficha Tecnica:
Autor: Jay Asher
País: Estados Unidos
Idioma: Inglês (original)/Portugues (lido)
Genero: Ficção, Young-Adult,
Editora: Atica
Data de Publicação: 2007 (EUA)
Páginas: 288
A primeira coisa que eu soube sobre esse livro é que ele seria um filme, e o filme ta na maior enrolação para sair e não faço a menor ideia de como vão conseguir adaptar o roteiro, mas parece que a única coisa certa é que Selena Gomez será a Hannah. Me desculpem todos os fãs e admiradores do trabalho dela, mas depois que li o livro eu realmente acho que a Selena não conseguirá entrar no papel que Os 13 porquês exigem dela... Durante todo o livro eu tentei imaginar ela como Hannah, fazendo as caras e bocas da Hannah, falando no gravador como a Hannah, mas não dava, não combinada com ela... e nem ela com o perfil da personagem. Desculpe Selena, eu realmente te acho uma boa atriz, mas também acho que esse papel não se encaixa em você e ficaria melhor nas mãos de Ashley Benson ou Emma Watson.
Avaliação:

Beijos; Kah

Um comentário:

  1. estou ansiosa pra ler ele muita gente falou que amou, estou commedo de criar muita expectativa haha!

    ResponderExcluir