quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Resenha: A Esperança - Suzanne Collins

Atenção: Spoilers sobre os enredos Jogos Vorazes e Em Chamas
Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução.A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.
Corri toda animada e cheia de expectativas para ele assim que terminei Em Chamas, pensando que já que o segundo superou o primeiro e me encantei, o terceiro seria melhor e me cativaria para sempre. Mas tenho que dizer que me enganei, e o terceiro não foi nada tão fantástico assim, não.
Após ser resgatada do seu segundo Hunger Games e descobrir que Peeta foi capturado pela Capital, e que o  Distrito 12 foi bombardeado até ficar inexistente, em Em Chamas, agora querem que ela se torne a Mockingjay, o simbolo, a face da revolução, mas Katniss não esta muito a fim não, pois não consegue tirar da cabeça pensamentos de como Peeta deve estar e blah blah.
O livro é longo, e se arrasta. Levei três dias lendo ele, e olha que eu tenho uma leitura bastante rápida, só que o livro é extremamente lento. Todos os três são lentos, mas valem a pena. Porém o último não valeu tanto a pena assim, ok, escritora continua com uma criatividade fenomenal e de dar inveja, porém tive a impressão que até a metade do livro não acontecia praticamente nada, continuava a mesma coisa do inicio sem novidades, mas de repente na começa a surgir uma novidade e ela vai pegando o embalo, quando vemos esta pipocando novidades para todo lado. Eu não critico tanto por isso, mas sim por elas não terem tempo e não serem desenvolvidas o suficiente, ou melhor não serem desenvolvidas. Só terem a resolução.
Enquanto lia o livro, eu mergulhei de cabeça e afundei nos sentimentos da Katniss, o que não foi uma boa ideia depois do que Collins resolveu fazer com Prim - eu quis chorar e simplesmente dar uma bofetada nessa escritora desamada, como ela pode? Como?
O livro não foi de todo uma perda, tudo bem, ele poderia ter sido escrito com uma narração melhor, mas também teve seus momentos. Ah, e a Katniss escolhe um de seus pretendentes nesse livro - eu adoraria fazer um comentário agora, mas ai vocês já saberiam quem é.
Quanto aos personagens, Katniss não vira bem uma "mocinha indefesa", mas fica mais sensível, e ainda assim continua mais forte que muita mocinha por ai. Gale, nós conseguimos conhecê-lo melhor nesse livro, eu não conhecia exatamente ele antes, mas acho que o que aconteceu o 12 fez com que ele mudasse e se tornasse um cara mais... vingativo e -por que não- mau quando se trata de atacar Capital, não importa quem vá junto, o que importa é que Capital se dane. Quanto a Peeta... Bem, o deixei por último por ser o mais complexo. Após Katniss explodir a Arena do Hunger Games e ser resgatada pelo aerobarco dos rebeldes, Peeta acabou sendo capturado pela Capital e sofreu torturas, mas a pior de todas - Spoiler - envolveu veneno de Tracker Jaker, e fez com que distorcesse suas memorias, o que lhe faz pensar que Katniss é sua inimiga - triste, quase chorei.. e sim, eu adorei a criatividade de Suzanna nesse ponto.
Outra coisa que notei foi que os personagens mudaram, e acabaram perdendo um pouco de sua personalidade, mas não tanto.
Talvez se Collins tivesse escrito mais um livro o feito esse maior para maiores explicações, talvez, ele não tivesse decepcionado.
Eu realmente não sei mais o que dizer sobre o livro sem Spoilers - tanto que já acabei soltando um. Se gostei ou não do livro não sei, não gostei da forma que ele foi escrito, que fora conduzido, do diagnostico da Katniss - apesar de saber que foi o melhor, que isso possibilitou-a varias coisas - . Porém gostei de como as coisas se resolveram, das decisões que a heroína tomou, da criatividade da escritora e etc. Então, só posso dizer que depende.
Ficha Técnica:
Escritora: Suzanne Collins
País: Estados Unidos
Idioma: Inglês (original)/Portugues (lido)
Gênero: Young-Adult
Editora: Scholastic(US) /Rocco (BR)
Data de Publicação: 2009(US)/2011(BR)
Páginas: 424
Comprar: Saraiva
Um trecho:
Até que ele sussurra:
- Você me ama. Real ou não real?
- Real - digo-lhe.
Jogos Vorazes é uma grande série, muito elogiada e muito amada. Infelizmente seu desfecho não foi dos melhores, mas mesmo assim essa série conseguiu me fazer sentir um frenesi na hora de ler que até hoje só senti com a Saga Crepúsculo e  a Série Hush Hush.
O último filme baseado nos livros dessa série, que adaptará A Esperança para o cinema será dividido em duas partes.
Nota:
Beijos; Kah ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário