quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Resenha: Em Chamas - Suzanne Collins

Atenção: Spoilers sobre o enredo de Jogos Vorazes
Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado.
A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.
Quando terminei Jogos Vorazes corri em direção a ele na mesma hora. Eu não aguentava mais sequer um segundo sem saber o que aconteceu com Peeta e Katniss depois do que ele disse. Peguei o livro, mas o sono me venceu então tive que deixar para o próximo dia. Com a chegada dele, não consegui desgrudar desse livro sequer por um segundo até terminar.
Katniss e Peeta conseguiram vencer os Jogos Vorazes juntos, contrariando as regras e todas as expectativas, mas o truque de Katniss com as bagas - o que lhes deu a vitória, e eu achei puro Romeu e Julieta - tem causado dor-de-cabeça para Capital e seu Presidente Snow, pois o truque que para Katniss e a população da Capital não passou de uma forma de manter ambos vivos, para os Distritos foi uma forma de questionar o poder da Capital o que esta gerando revolta neles. Então o Presidente resolve fazer uma visitinha a campeã, que agora mora em uma das casas da Vila dos Vitoriosos e rica, para informa-lhe o que seu ato fez e lhe dizer que sera melhor se na sua Tour da Vitória ela conseguir convencer a todos em todos os Distritos de que aquela ação só foi feita por ela estar desesperadamente apaixonada por Peeta - Sim, isso foi uma ameaça bem visível e durante a qual era feita tive vontade de matar quem a fazia, o senhor fedor de sangue, o livro explica.
Após o Tour, Snow anuncia sobre o que será o Quarter Quell - um tipo de Hunger Games (Jogos Vorazes) especial que acontece de 25 em 25 anos -, e o que será preciso não poderia ser mais proveitoso para a Snow. O que será preciso é dois tributos vencedores de cada distrito, um homem e uma mulher, ou seja, estamos de volta a Arena com Katniss e Peeta, só que dessa vez ela sabe que não vai sair viva lá de dentro então se foca em manter Peeta vivo. E é ai que as coisas começaram a ficar melhores, não que antes não estivesse boas, porque estavam, mas ficaram melhores.
Eu amei o livro, até mais que o primeiro. Mas admito que quando veio essa história de Quarter Quell e novamente eles sendo jogados na arena, eu achei repetitivo e sem criatividade - o que é de se admirar já que Suzanne conseguiu criar uma nação com um regime extremamente ditatorial -, achei que seria tudo repetido como no primeiro, mas não foi, e foi até rápido. Se no primeiro livro nós tivemos um aspecto escuro sobre a Arena, com ela sendo uma floresta, nesse temos um aspecto claro com a Arena sendo em outro cenário - queria dizer, mas é Spoiler e eu já dei muitos :( - e as situações não são as mesmas não.
Quanto ao casal que se formou durante o Hunger Games anterior - que eu tive vontade de matar a Katniss por iludir o meu Peeta só por patrocínio -, Peeta se afastou de Katniss e começou a bancar o ressentido (com toda a razão), após descobrir que era fingimento por parte dela. Mas depois ele resolve parar de fazer isso e ele oferece uma amizade a ela, então depois que os dois entram na Arena até protagonizam momentos muito fofos.
Os personagens continuam os mesmos, Katniss uma guerreira, Peeta um lido e fofo que nos encanta, e Gale o melhor-amigo-apaixonado-que-beija-e-depois-finge-que-nada-aconteceu-e-carrancudo - é, eu não gosto muito dele, mas é verdade. Também somos apresentados a novos personagens na Arena, como o amigo do Haymitch, Finnick Odair, que rouba muitas atenções.
O fim foi muito legal, e teve toda aquela coisa de fim de filme de terror com a última frase sendo uma bomba jogada na mocinha.
Lembra do Mockingjay que eu disse para vocês prestarem atenção? Pois é, nesse livro vocês irão entender o porquê.
O livro ainda é lento, mas menos que os outros, e mesmo assim consegue nos prender e ser o melhor da série pra mim - sim, eu já li todos.
Ficha Técnica:
Escritora: Suzanne Collins
País: Estados Unidos
Idioma: Inglês (original)/Portugues (lido)
Gênero: Young-Adult
Editora: Scholastic(US) /Rocco (BR)
Data de Publicação: 2009(US)/2011(BR)
Páginas: 415
Comprar: Saraiva
 Um trecho:
É um baita de um Spoiler, então selecione para ler.

-Katniss -, Gale diz baixinho.
Eu reconheço essa voz. É a mesma que ele usa para abordar animais feridos antes que ele forneça um golpe mortal. Instintivamente eu levanto minha mão para bloquear as suas palavras, mas ele a agarra e segura com força.
-Não- eu sussurro.
Mas Gale não vai esconder segredos de mim. -Katniss, não existe mais Distrito Doze
.
Avaliação: 
Beijos; Kah ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário