sábado, 4 de fevereiro de 2012

Resenha: Bela Maldade - Rebecca James

Após uma horrível tragédia que deixou sua família, antes perfeita, devastada, Katherine Patterson se muda para uma nova cidade e inicia uma nova vida em um tranquilo anonimato. Mas seu plano de viver solitária e discretamente se torna difícil quando ela conhece a linda e sociável Alice Parrie. Incapaz de resistir à atenção que Alice lhe dedica, Katherine fica encantada com aquele entusiasmo contagiante, e logo as duas começam uma intensa amizade.No entanto, conviver com Alice é complicado. Quando Katherine passa a conhecê-la melhor, percebe que, embora possa ser encantadora, a amiga também tem um lado sombrio. E, por vezes, cruel.Ao se perguntar se Alice é realmente o tipo de pessoa que deseja ter por perto, Katherine descobre mais uma coisa sobre a amiga: Alice não gosta de ser rejeitada...
Nossa! Essa é uma boa palavra para descrever esse livro. Assim que li o nome desse livro já me encantei, e quando li a sinopse, pronto, amor a primeira vista. Corri minha cidade toda e não achei o livro para comprar, só consegui ele a pouco tempo li, e superei minhas expectativas.
Katherine era uma garota que literalmente sabia aproveitar a vida, saia com os amigos, ia a festas, bebia, e até tinha um namorado, era uma garota extremamente extrovertida, e sociável. Depois da morte de sua irmã mais nova, Rachel, ela parou com tudo isso, se mudou para uma nova cidade e no novo colégio não queria ser notada por ninguém, queria somente passar desapercebido. E seu plano ia bem... até Alice aparecer, e Katherine - se chama-la de Katie ela te mata - se sentir tão bem ao seu lado, contagiada por sua animação e entusiasmo e ela a faz se sentir bem, exatamente como todo bom psicopata.
Alice é simplesmente uma perfeita psicopata, faz todos se sentirem bem a sua volta a pesar de trata-los como lixo e manipula-los como marionetes sem se quer que percebam. E sim, teve momentos que eu quis entrar no livo e simplesmente mata-la ou espanca-la até a morte, principalmente depois do que ela fez com Mick - meu lindinho.
No inicio, eu achei a narração estranha pois ela mesclava o passado com o presente, a história dela com a irmã, a história dela com a Alice, e a história dela com a filha Sarah,.. e é tão bem separado e organizado que você não se perde, continua com o raciocínio, e todos os fatos são necessários para o entendimento pra história. E outra coisa legal que nós notamos, é a evolução da Katherine em todas essas fazes, ela vai se tornando pessoas diferentes... amadurecendo.
Na capa esta escrito:
Um thriller psicológico e sexy, brilhantemente construído.
- The Wall Street Juornal
E ai esta sobre o que e queria falar, "thriller psicológico"... isso é mais que verdade. A primeira vez que li pensei que era sobre a Alice isso, bem também... mas não só por causa dela, e sim por causa de tudo. O livro consegue entrar na sua cabeça e realmente fazer com que você tenha as reações como se fosse com você na quele momento, como se você estivesse dentro do livro. Teve momentos que eu tive que parar um pouco de ler porque eu não aguentava, era muito tenso - ah, tem cenas e situações muito fortes e pesadas sim -, eu tinha vontade de gritar, ficava irritada com a Alice, fiquei chocada com algumas partes que contava sobre o assassinato da irmã dela, fiquei com nojo, com ódio... nos fez sentir. Até compararam Rebecca com a J.K. Rowlling.
Acho que agora eu tenho que falar sobre os personagens... eles até parecem reais, sobre Alice já falei, sobre ela ser uma psicopata, má e uma megera - que eu sinceramente não sei o que faria se fosse real, acho que mudaria de cidade, nome, sem deixar pistas - sem nenhum escrúpulo. Temos a Katherine sobre a qual eu também já falei, e achei ela bem real mesmo... como se qualquer um a minha sala poderia ser igual, como qualquer uma das minhas amigas. Temos também o Robbie - tadinho-, ele é um personagem muito legal e um ótimo amigo, aquele clássico garoto legal que se apaixona pela piriguete popular e bonita que até te da bola, mas prefere outros. Philippa, é uma garota legal como as minhas amigas - sim, elas são legais... ela parece a Gih... tudo bem, talvez ela me mate por cita-la agora - E é melhor eu parar por aqui, que apesar de eu querer citar mais um seria spoiler.
Sobre o final... como eu já disse a história é narrada em 3 fazes, então há três finais... o primeiro que fala sobre o assassinato da irmã é brusco e aterrorizante, e é obvio qual é. O segundo, a história dela com a Alice, o final é surpreendente e chocante, eu quis chorar e ao mesmo tempo comemorar por outro fato. Já o terceiro, a história dela com a filha, e que é o verdadeiro final da história é feliz, e não posso dizer que me surpreendi porque eu já esperava por ele.
O livro é tudo que a sinopse promete e muito mais, ao ler você não vai se arrepender. Já aviso o livro está longe de ser um romance lindinho, ou conto de fadas e sim ser mais parecido com a vida real - apesar de ser difícil acontecer isso com alguém, é possível. E se você é desses tipinhos santos que se falar merda já te ofende digo para procurar outro livro, porque Bela Maldade contem palavrão, bebida, drogas, gravidez na adolescência, entre outros - nem pense que é um tipo de Skins que também não é -, mas é ótimo, eu amei, esta nos meus favoritos, e mais que recomendo.
Ficha Técnica:
Escritor(a): Rebecca James
País: Austrália
Idioma: Inglês(original)/Português (lido)
Gênero: Suspense, Thriller, Romance, Young-adult, Ficção
Editora: Intrínseca (BR)
Publicado: 2011
Páginas: 302
Comprar: Saraiva
Nota: 
Beijos, Kah ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário